Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 11.03.2015

ATENÇÃO – 18h00: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) nas regiões: Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do ItajaíFonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO – 16h30: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) nas regiões: Vale do Itajaí (Laurentino, Blumenau, Brusque e adjacências), Planalto Norte (São Bento do Sul e adjacências) e Litoral Norte (Camboriú, Itajaí, Joinville e suas adjacências). Fonte: SDC

AVISO – 13h38: Nas próximas 3 horas, a condição de chuva persiste no Litoral Sul, mas com períodos de melhoria, e vento persistente de 50 a 70km/h na região.

ALERTA – 10h30: Nas próximas 3 horas, chuva moderada a forte com rajadas de vento acima de 70 km/h no Litoral Sul. Risco de deslizamentos pontuais na região Sul de SC. Fonte: Epagri/Ciram

ALERTA PARA DESLIZAMENTOS: Risco moderado de deslizamentos em algumas áreas vulneráveis da Grande Florianópolis ao Litoral Sul de SC. Chuva acumulada nas últimas 72hs e Municípios com Risco Moderado de Deslizamentos: Florianópolis (183mm), Garopaba (128mm), Tubarão (139mm), Morro da Fumaça, Criciúma (129mm), Nova Veneza, Meleiro, Jacinto Machado (81mm), Maracajá, Imbituba e Forquilhinha. Persiste a condição de chuva no decorrer desta quarta-feira (11/03), conforme Aviso Meteorológico. Fonte Cenad/Cemaden – Ciram – SDC.

AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

Nesta quarta-feira (11/03), o tempo permanece fechado com chuva entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul por influência de um ciclone subtropical no oceano, que mantém o fluxo de umidade com nuvens carregadas na região. A média de chuva varia de 30 a 40 mm com pontuais que podendo chegar a 60 e 80 mm em algumas cidades. Persiste o risco de alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis. A chuva a diminui significativamente no período noturno.

AVISO PARA NAVEGAÇÃORisco para o mar da Grande Florianópolis ao Litoral Sul nesta quarta-feira (11). Os ventos ficam mais intensos e persistentes, soprando do quadrante sul e acima de 60 km/h (vendaval). Essa condição deixa o mar muito agitado, com ondas em torno de 2.5 a 3.0 m próximo à costa até quinta-feira (12), com risco de ressaca especialmente nesta quarta (11) e quinta-feira (12), desfavorável a navegação e atividades de pesca. A ressaca e a maré alta também causam alagamentos na costa.

VENDAVAL: ventos intensos com rajadas que podem ultrapassar os 60 km/h, podendo provocar destelhamentos e queda de galhos de árvores. Recomenda-se atenção especial para atividades ao ar livre, e em caso de rajadas intensas de vento ficar em local abrigado.

Acompanhe atualizações de boletins !

Veja as recomendações da Defesa Civil SC (clique em leia mais)

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos/Escorregamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Tempestades com vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras. Perigo a navegação e a atividade de pesca.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte Epagri-Ciram

Quarta-feira (11/03): No Litoral Sul, ainda permanece a condição de chuva no decorrer de todo o dia, com alguns períodos de melhoria. Na Grande Florianópolis, muitas nuvens e chuva fraca. No Planalto Norte, Grande Florianópolis Serrana e Litoral Norte, pancadas de chuva de forma isolada à tarde.

AVISO: Pontuais de chuva de 30 a 40 mm no Litoral Sul do Estado. Rajadas fortes de vento no Litoral Sul, condição que deixa o mar muito agitado, com ondas em torno de 2.5 a 3.0 m próximo à costa, com risco de ressaca, desfavorável a navegação e atividades de pesca.

Sistema meteorológico: ciclone subtropical no oceano, com influência no Litoral. Vórtice Ciclônico em Altos Níveis.

CARTA SINÓTICA – Fonte: Defesa Civil SC.

carta 20150311

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE: Fonte: Epagri-Ciram

Quinta-feira (12/03): No Litoral Sul, chuva fraca no início do dia. No Planalto Norte, Grande Florianópolis e Litoral Norte, pancadas de chuva de forma isolada à tarde.

ATENÇÃO: Média de chuva de 10 a 20 mm com pontuais de 30 mm. Rajadas fortes de vento no Litoral Sul, condição que deixa o mar muito agitado, com ondas em torno de 2.5 a 3.0 m próximo à costa, com risco de ressaca, desfavorável a navegação e atividades de pesca.

Sistema meteorológico: Cavado influenciando SC. Calor e alta umidade do ar.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (13), no sábado (14) e no domingo (15/03), pancadas de chuva de forma isolada em todas as regiões de SC no período da tarde.

AVISO PARA O MAR: no decorrer desta quarta (11) e quinta-feira (12/03), os ventos ficam mais intensos e persistentes no Litoral de SC, do quadrante sul e acima de 60 km/h (vendaval), com rajadas podendo superar este valor. Essa condição deixa o mar muito agitado, com ondas em torno de 2.5 a 3.0 m próximo à costa, com risco de ressaca, desfavorável a navegação e atividades de pesca.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta