Observação e Previsão Voltada para Defesa Civil 11.10.2014

 ATENÇÃO para risco de temporais isolados e OBSERVAÇÃO para temperaturas altas nos próximos dias

Neste sábado (11/10) e nos próximos dias, aberturas de sol alternam com pancadas de chuva, devido à instabilidade que se intensifica com o calor da tarde. A chuva será mal distribuída, com intensidade moderada a forte por alguns momentos, com risco de temporais e granizo isolado.  

Entre os dias 12 a 19/10, as temperaturas máximas devem variar entre 28°C e 32°C, apresentando características de verão. Na região Oeste e Meio Oeste o calor começa no domingo (12/10), com mínimas na madrugada e amanhecer próximas aos 20°C e máximas entre 30°C e 32°C. No Litoral o calor chega a partir de terça-feira (14), o vento sudeste mantém as temperaturas próximas de 28°C no domingo (12) e segunda-feira (13). Ressaltasse que localidades no Litoral Sul e Vale do Itajaí, em alguns dias desse período, podem registrar temperaturas próximas de 40°C como normalmente ocorre em condições pré-frontal (antecedendo à passagem de frente fria). Como exemplo ocorreu na tarde dessa sexta-feira 10/10, a temperatura em Criciúma chegou a 39,7°C às 15h00min. Fonte: Epagri/Ciram 

Recomendações da Defesa Civil:

 Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Temperatura elevada:  

  • Evitar atividades físicas durante o dia e exposição ao sol especialmente entre as 10 e 16 hs;
  • Não ocupar ambientes não climatizados com temperaturas internas superiores a 32 graus;
  • Na ocorrência procurar a relocação para locais apropriados ou a suspensão das aulas; 
  • Procure manter os ambientes com temperaturas mais baixas do que 32 graus, especialmente naqueles com idosos ou com condições crônicas de saúde;
  • Se precisar procure locais publicos com ar condicionado;
  • Use ventiladores portáteis para ventilar ambientes, mas para temperaturas mais altas que 35 graus os mesmos podem não evitar problemas de saúde relacionados ao calor;
  • Tome banho com temperatura amena;
  • Minimize exposições diretas ao sol;
  • Hidrate, bebendo água regularmente e outros liquidos não alcólicos;
  • Coma alimentos leves, frescos e de facil digestão tais como frutas e saladas;
  • Vista roupas folgadas e de cores mais claras;
  • Agricultores e Pecuaristas, buscar orientaçóes junto a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC. 

 Não faça 

  • Deixar crianças e animais sozinhas nos carros durante qualquer período de tempo;
  • Comer alimentos quentes, pesados ou de difícil digestão;
  • Vestir roupas pesadas e escuras.

Criadores de animais podem buscar orientações para amenizar o desconforto térmico junto à Epagri.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM

Sábado (11/10): Sol entre nuvens em boa parte do dia em SC. Entre a tarde e noite a instabilidade se estende pela maior parte de SC, provocando pancadas de chuva, mal distribuída e com intensidade moderada a forte em alguns momentos. Temperatura elevada no Oeste e agradável no Litoral. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

ATENÇÃOHá risco de temporal com descarga elétrica e granizo isolado, especialmente nas áreas mais próximas ao RS.

Sistema Meteorológico: intensificação de áreas de baixa pressão no RS. Em SC alta pressão na maior parte do dia e formação de áreas de instabilidade na tarde e noite.

11.10.2014 T Realcada

 Imagem Satélite GOES-13 T Realçaca 20141011_1400 GMT

 

Domingo (12/10): Áreas de baixa pressão mantém o tempo instável em SC, alternando aberturas de sol com pancadas de chuva que se concentram principalmente na tarde e noite. Temperatura alta, acima de 28°C na maior parte das regiões, com sensação de ar abafado. Vento de nordeste com variações de noroeste e sudeste, fraco a moderado com rajadas.

ATENCÃOPersiste o risco de temporal isolado, com chuva mal distribuída acompanhada de descarga elétrica e chance de granizo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.   

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil