Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 12.02.2015

litoral norte

 

 

 

 

 

 

 

 

AVISO METEOROLÓGICO (12/02 – 18:05): Pancadas de chuva intensa com descargas elétricas e risco de granizo isolada no Litoral Norte nas próximas 2 h. 

AVISO METEOROLÓGICO (12/02 – 17:15): Pancadas de chuva com descarga elétrica e risco de granizo na Grande Florianópolis e Litoral Norte e Sul nas próximas 3 h. Fonte Epagri-Ciram 

 OBSERVAÇÃO (12/02 14:00): Pancadas de chuva com descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Alto Vale nas próximas 3 h. Fonte Epagri-Ciram

AVISO METEOROLÓGICO: Na sexta-feira (13) e sábado (14), há chance de temporais isolados com chuva forte, descarga elétrica, rajadas fortes de vento e granizo isolado em SC. O volume de chuva na sexta varia de 20 a 40 mm em média, com pontuais de 80principalmente no Oeste. Já no sábado10 a 30 mm em média, com pontuais de 70 mm a 80mm, especialmente no Planalto Norte e Litoral NorteRisco de alagamentos. Fonte: Epagri-Ciram

Veja as recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Quinta-feira (12/02): Sol entre nuvens e forte calor em SC. Entre a tarde e noite pancadas isoladas de chuva, típicas de verão.

ATENÇÃO: descarga elétricas e rajadas de vento, associadas as pancadas de chuva. Risco de temporais e granizo isolado.

Sistema meteorológico: convecção isolada à tarde, associada ao calor e disponibilidade de umidade.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (13/02): Tempo instável com nebulosidade variável e pancadas de chuva no decorrer do dia em todo o Estado, moderada a forte em alguns momentos.

AVISO: descarga elétricas e rajadas de vento, associadas as pancadas de chuva. Risco de temporais e granizo isolado. O acumulado de chuva previsto é de 20 a 40 mm em média, com pontuais de 80 mm.

Sistema meteorológico: frente fria em deslocamento por SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (14), a frente fria ainda provoca chuva em SC, moderada a forte na madrugada e manhã no setor norte do Estado, com aberturas de sol no decorrer do dia em direção ao sul.

AVISO: O acumulado de chuva previsto no sábado é de 10 a 30 mm em média no Estado, com pontuais de 70 a 80 mm especialmente no Planalto Norte e Litoral Norte.

OBSERVAÇÃO: descarga elétrica no Planalto Norte e Litoral Norte, juntamente às pancadas de chuva.

No domingo (15) e na segunda-feira (16), sol entre nuvens em SC, com chuva isolada no Litoral especialmente na madrugada e a partir da tarde. Nas demais regiões, pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite, típicas de verão.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil