Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 13.02.2015

AVISO METEOROLÓGICO: (23:30) Pancadas de chuva moderada a forte por alguns momentos com raios nesta noite e próxima madrugada em SC. Fonte: Epagri/Ciram

radar 13 02 2015 2320

ALERTA: Atualização 23:20hs. Alerta para risco de deslizamentos em Balneário Camboriú, Brusque e Florianópolis onde foram registrados 74mm, 71mm e 70mm nas últimas 3 horas, respectivamente e há previsão de continuidade de chuva para as próximas horas.

ALERTA: 24hs. Fluxo interrompido na BR 101 na altura do Ceasa devido ao alagamento na pista.

AVISO METEOROLÓGICO: A previsão indica acumulados significativos de chuva para o setor norte de SC entre esta sexta-feira (13) e domingo (15), com risco de alagamentos e deslizamentos de encostas, especialmente o Litoral Norte. (Mais detalhes no link “Leia Mais”).  Fonte: Epagri-Ciram

ATENÇÃOEntre esta sexta-feira (13) e sábado (14), há chance de temporais isolados com chuva moderada/forte, descarga elétrica, rajadas fortes de vento e granizo isolado em SC. Essas chuvas intensas em curto período de tempo podem provocar alagamentos e enxurradas. (Mais detalhes no link “Leia Mais)Fonte: Epagri-Ciram

ALERTA: Em função do elevado acumulado de chuva ocorrido nos últimos dias e a previsão de ainda mais precipitação nas próximas 72 horas, há risco para deslizamentos de terra  especialmente no Litoral Norte, nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul e Corupá. Também há risco para deslizamentos na Grande Florianópolis (São José), Vale do Itajaí (Rio do Sul, Blumenau, Gaspar, Ilhota e Itajaí) e Meio Oeste (Curitibanos e Arrorio Trinta). Fonte: SDC, Cemaden e Epagri-Ciram. 

 Veja as recomendações da Defesa Civil SC no link “Leia Mais”): 

 Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

 Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 Deslizamentos/Escorregamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SCFonte Epagri-Ciram

Sexta-feira (13/02): Tempo instável com nebulosidade variável e condições de chuva em SC, em forma de pancadas moderada a forte em alguns momentos entre a tarde e noite. A temperatura diminui em relação aos últimos dias.

AVISO: descarga elétrica e rajadas de vento, associadas as pancadas de chuva. Risco de temporais e granizo isolado. O acumulado de chuva previsto é de 20 a 40 mm em média no Estado, com pontuais de 70 mm no Litoral Norte, com risco de alagamentos e deslizamentos.

Sistema meteorológico: áreas de instabilidade, associadas ao deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

radar 20150213 1020

Radar Redemet-Morro da Igreja. 20150213_1020 (GMT)

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (14/02): O tempo ainda fica instável com chuva em parte do dia, mais intensa no setor norte do Estado. No decorrer do período há chance de aberturas de sol especialmente em direção ao oeste e sul de SC.

AVISO: descarga elétrica e risco de temporal isolado. O acumulado de chuva previsto é de 10 a 30 mm em média no Estado, com pontuais de 50 a 70 mm especialmente no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, com risco de alagamentos e deslizamentos.

Sistema meteorológico: frente fria ainda influencia o norte de SC. Convecção isolada à tarde.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (15) o Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte permanecem com tempo mais instável e sujeito a chuva a qualquer hora do dia devido a circulação marítima, alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite.

AVISO: descarga elétrica entre a tarde e noite. O acumulado de chuva previsto varia de 10 a 15 mm no Estado, com pontuais de 50 mm no Litoral Norte, o que mantém a região com risco de alagamentos e deslizamentos.

Na segunda (16) e terça-feira (17), sol entre nuvens em SC, com chuva isolada no Litoral especialmente na madrugada e a partir da tarde. Nas demais regiões, pancadas isoladas de chuva no período da tarde e noite, típicas de verão. OBSERVAÇÃO: descarga elétrica

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil