Aviso e previsão voltada para defesa civil 13.08.2017

nowcasting

AVISO – 13/08/2017 – 19h30min: Nas próximas 2 horas, risco de rajadas de vento de 50 a 80km/h na Grande Florianópolis.(Epagri/Ciram).

ATENÇÃO – 13/08/2017 – 19h40min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderadas a fortes no Litoral Norte, Grande Florianópolis e Planalto Sul. (Epagri/Ciram).

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

 _________________________________________________________________

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI-CIRAM

Atualizado 13/08/2017 08h:00

Chuva moderada a forte com risco de temporais isolados

Início: 13/08/2017 às 08:00h

Fim: 13/08/2017 às 00:00h

Regiões: todas.

Chuva: moderada a forte por alguns momentos, especialmente no Oeste, se estendendo ao Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul no decorrer da manhã, e as demais regiões a partir da tarde. Risco de temporais com rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo isolado, especialmente para o Oeste.

Acumulado de chuva no período: 40 a 60 mm em média no Oeste e 20 a 30 mm nas demais regiões, com pontuais maiores.

Sistema: avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil.

Marcelo Martins – Meteorologista

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

———————————————————————-

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI-CIRAM

Início: 12/08/2017 às 08:45h
Fim: 14/08/2017 às 12:00h

Região: Litoral de SC.

Mar: muito agitado com ondas de 3,0 m e picos de mais de 4.0 m em áreas mais afastadas da costa.

Vento: Nordeste com rajadas de 50 a 70 km/h ao sul de Florianópolis até a noite de domingo, passando a Sul a partir de segunda-feira.

Sistema: Formação de ciclone no litoral do sul do Brasil.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: risco para navegação e atividades de pesca.

 

—————————————————————

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI-CIRAM

Domingo (13/08) – AVISO PARA CHUVA FORTE E TEMPORAIS COM GRANIZO E VENTOS FORTES

Tempo: Chuva em todas as regiões do Estado devido à passagem de uma frente fria. A chuva mais forte ocorre já pela manhã no Oeste e Meio Oeste, chegando a partir da tarde nas demais regiões. Risco de temporais com alto volume de chuva e queda de granizo, especialmente no Oeste.

Temperatura: amena, sem grande variação devido à nebulosidade e chuva.

Vento: nordeste a sudoeste, moderado. Atenção para rajadas de vento fortes em todas as regiões no decorrer da passagem da frente fria.

Sistema: Passagem de uma frente fria por SC.

Segunda-feira (14/08):

Tempo: mais nuvens e condição de chuva na madrugada no Litoral Norte e Planalto Norte. A partir do fim da manhã a condição de tempo seco retorna em todas as regiões, com aberturas de sol.  

Temperatura: Baixa no início do dia devido ao vento sul, amena à tarde devido à presença de sol.

Vento: Sudoeste a sul, fraco a moderado.

Terça-feira (15/08):

Tempo: mais nuvens e condição de chuva no decorrer do dia no Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões, variação de nebulosidade. 

Temperatura: Baixa pela manhã, amena à tarde.

Vento: Sudeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (16/08):

Tempo: Muitas nuvens em todas as regiões com condição de chuva já a partir da manhã nas regiões de divisa com o PR. Nas demais regiões, condição para pancadas de chuva a partir da tarde.

Temperatura: Amena, com pouca variação no decorrer do dia.

Vento: Variável de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (17/08):

Tempo: Muitas nuvens com chuva já pelo início do dia, do Meio Oeste ao Litoral, diminuindo a partir da tarde.

Temperatura: Amena, com pouca variação no decorrer do dia.

Vento: Variável de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 18 a 27 de agosto de 2017

Os indicativos são de chuva frequente no período, começando no dia 19, se estendendo ao dia 22 devido à formação de um sistema de baixa pressão e passagem de uma frente fria. Previsão de chuva também no dia 25 devido a uma nova frente fria. Indicativos de temperatura baixa nos dias 22 e 23, após a passagem da frente fria, e amena nos demais dias do período.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

  

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civi

anteriores

OBSERVAÇÃO – 13/08/2017 – 07h30min: Pancadas de chuva com descarga elétrica no Oeste nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

AVISO – 13/08/2017 – 16h45min: Rajadas de vento de 60 a 80km/h no Planalto Sul e Litoral Sul, nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

AVISO – 13/08/2017 – 17h04min: Pancadas de chuva moderadas a fortes no Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Florianópolis nas próximas 2 horas (Epagri/Ciram).

AVISO – 13/08/2017 – 12h23min: Nas próximas 2 horas, persiste a condição de pancadas de chuva moderadas a fortes no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte. (Epagri/Ciram).