Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 14.02.2015

Imagem do Radar do Morro da Igreja das 19:20 de sábado (14) indicando pancadas de chuva fraca na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte e alguns pontuais de chuva moderada no Litoral Sul.

SOS   Santa Catarina 14 02 2015 2000

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA (18hs): A previsão atualizada indica uma diminuição nos volumes de chuva em relação aos volumes previsto anteriormente para sábado (14) e domingo (15). Desta forma, comunica-se o cessar aviso meteorológico para chuva volumosa, mantendo observação para pancadas de chuva e risco de temporais isolados.

Na noite do sábado, a chuva deve ainda estar presente no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí. Entre o Oeste e o Planalto a chuva ocorre em forma de pancadas, trazendo risco de temporais isolados. Os indicativos das previsões são acumulados de chuva de 20 a 30 mm em média no Estado neste período.

No domingo a chuva deve vir a partir da tarde na forma de pancadas que abrangem todas as regiões do Estado, podendo trazer a condição de descargas elétricas e rajadas de vento. O acumulado de chuva previsto varia de 10 a 30 mm no Estado, com pontuais de 40 mm. Fonte: Epagri-Ciram.

ALERTA PARA RISCO DE DESLIZAMENTOS: Atualização 18:30hs. Apesar da quantidade de chuva anteriormente prevista para os próximos dias ter diminuído, ainda há condição de precipitação (ver observação meteorológica), mantendo alerta para risco de deslizamentos na Grande Florianópolis, Litoral Sul, Litoral Centro e Litoral Norte de SC, devido aos elevados acumulados de chuva nos últimos dia. Nas últimas 24 e 72 horas, respectivamente, os maiores volumes foram registrados em Florianópolis 200 e 220 mm, São José 156 e 208 mm, Busque 81 e 119 mm, Balneário Camboriú – 78 e 117 mm, Itajaí 24 e 123 mm, Barra Velha 80 e 114 mm, Tubarão 102 e 133 mm, Braço do Norte 78 e 168 mm, Criciúma 72 e 86 mm e São Martinho 57 e 100 mm. Fonte: SDC, Epagri/Ciram e Cemaden.

Veja as recomendações da Defesa Civil SC no link “Leia Mais”):

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos/Escorregamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte Epagri-Ciram

Na segunda-feira, com a mudança na direção dos ventos, a região Sul de Santa Catarina deve ter tempo mais encoberto e com chuva a qualquer hora do dia, devido aos ventos úmidos que sopram do mar. Os indicativos são de acumulados de precipitação de 20 a 30 mm. Nas demais regiões catarinenses, a chuva vem em forma de pancadas nos períodos da tarde e noite, com volumes entre 10 e 20 mm.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta