Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 23/07/2014 (2)

OBSERVAÇÃO 13:25hs: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas nas regiões Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. E vento moderado e persistente (40 a 50km/h), no Oeste, Meio-oeste, Grd. F.polis e Alto Vale do Itajaí. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO: No decorrer desta quarta-feira (23/07), a chuva ocorre de forma mais intensa no Oeste e Meio Oeste ao longo do dia. Nas outras regiões a chuva é de menor intensidade de forma isolada entre a tarde e a noite. Durante a quinta (24/07), fica mantida a condição de chuva mais intensa em todas as regiões. Os volumes esperados variam de 30 a 50 mm, especialmente no Oeste e Meio Oeste, e menores nas demais regiões, mais concentrados na madrugada e manhã. Durante a tarde e a noite, há chance de ocorrer neve nas áreas mais altas do Estado, principalmente no Planalto Sul. 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

 Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI/CIRAM

Quarta-feira (23/07): Tempo instável no Oeste e Meio Oeste com ocorrência de chuva forte isolada e rajadas de vento fortes. Nas demais regiões nebulosidade e ocorrência de chuva a partir do fim da tarde.

AVISO: descargas elétricas, rajadas de vento e chuva forte em alguns momentos. Acumulados entre 30 e 40 mm.

Sistema Meteorológico: massa de ar seco e aproximação de uma frente fria.

 carta 20140723

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (24/07): Condição de chuva persistente em todas as regiões de SC devido ao avanço lento da frente fria. Temperatura em declínio acentuado a partir da tarde, com possibilidade de neve nas áreas mais altas do Planalto Sul no período da noite e madrugada para sexta-feira (25/07).

AVISO: descargas elétricas, rajadas de vento, chuva moderada com acumulados de chuva entre 30 e 40 mm e ocorrência de neve, com risco para estradas escorregadias na serra devido à chuva e ao gelo na pista.

Sistema Meteorológico: Deslocamento de uma frente fria.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (25/07), temperaturas baixas devido à chegada de uma massa de ar frio e seco. Chuva fraca ainda ocorre pela manhã no Planalto Norte e Litoral Norte e ainda há possibilidade de neve no Planalto Sul nas primeiras horas do dia.

No sábado (26) e no domingo (27/07), tempo firme com sol e temperatura muito baixa com formação e geada nas áreas mais altas do Estado.

.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil