AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil – 26.10.2016

 

AVISO PARA RISCO DE INUNDAÇÃO – 26/10/2016 10h20min – Em função dos altos volumes de chuva registrados nas últimas 48 horas (das 08h:30 de 24/10 às 08h:30 de 26/10), o rio Camboriú se elevou, chegando a cota de alerta (2,41 cm as 08h:00). Como a previsão é da persistência da chuva nas próximas horas, há risco de transbordamento do referido rio, ocasionando inundações no município de Camboriú (Rio Canoas).

AVISO PARA RISCO DE DESLIZAMENTOS DE TERRA – 26/10/2016 19h10min – Em função dos altos volumes de chuva registrados nas últimas 48 horas (das 08h:30 de 24/10 às 08h:30 de 26/10), sobretudo nas ultimas 24 horas, além da previsão da persistência de chuva nas próximas horas, há risco de deslizamentos de terra pontuais em municípios do Litoral Norte e Grande Florianópolis, especialmente em Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Joinville, Luiz Alves, Camboriú, Penha, Bombinhas, Barra Velha, Florianópolis, São José e Palhoça. Fonte: Defesa Civil SC – CENAD.

AVISO

ATUALIZAÇÃO DE AVISO METEOROLÓGICO – 26/10/2016 18h40min (EPAGRI/CIRAM)

No restante desta quarta (26/10) e na madrugada de quinta-feira (27/10) persiste a condição de chuva em boa parte de SC, mas no geral com intensidade fraca a moderada e acumulado médio previsto de 20 a 40 mm. Além disso, diminuiu o risco de temporais.

Essa condição está associada a uma frente fria em formação no Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical no litoral sul do RS.

Atenção: devido à chuva intensa (valores acima de 100 mm) ocorrida nas últimas 24 horas no Litoral Norte e Grande Florianópolis, há risco de deslizamentos de terra em municípios das regiões citadas.

—————————————————————————————————————————————–

MAR AGITADO – ONDAS ALTAS – RISCO DE RESSACA E ALAGAMENTOS NO LITORAL DE SC !

Na quinta-feira, sexta-feira e sábado (27, 28 e 29/10) o vento de sul intenso e persistente deixa o mar muito agitado a grosso com ondas altas com picos de 3,0 a 5,0 m, trazendo risco para atividades de navegação e pesca no Litoral de SC. A condição adversa de mar está associada à intensificação de áreas de baixa pressão formando um ciclone extratropical na quarta-feira, ligado a uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil entre quarta e quinta-feira.

O mar agitado a grosso traz risco de ressaca na área costeira catarinense, especialmente ao sul de Itajaí.

Essa condição associada à maré astronômica (amplificada pela lua nova) pode ocasionar alagamentos isolados especialmente nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros. Os alagamentos podem ocorrer até o domingo. Consulte Maregrama – Epagri/Ciram

—————————————————————————————————————————————–

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca. 

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 

—————————————————————————————————————————————–

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

 

Quarta-feira (26/10) – AVISO PARA CHUVA INTENSA E RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – RAJADAS FORTES DE VENTO – RAIOS – GRANIZO

Tempo: instável com céu encoberto e chuva em todas as regiões, moderada a forte em alguns momentos principalmente na tarde e noite. Há risco de temporais em boa parte de SC, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí.

Temperatura: com pouca elevação devido à cobertura de nuvens. Umidade do ar elevada dando a sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste na maior parte do dia, passando a sudoeste do Oeste ao Litoral Sul e na Grande Florianópolis no final do dia, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: formação de uma frente fria no Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical no litoral sul do RS.

—————————————————————————————————————————————–

 

Quinta-feira (27/10) – ATENÇÃO PARA CHUVA INTENSA (MADRUGADA – MANHÃ) – MAR AGITADO – DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA

Tempo: condições de chuva na madrugada e início da manhã em SC. No decorrer do dia, mais nuvens no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul e presença de sol nas demais regiões.

Temperatura: mais baixa do Oeste ao Planalto Sul, e mais elevada nas demais regiões especialmente no litoral as máximas podem chegar a 27°C. No fim do dia, temperatura em declínio bem acentuado em todo Estado com o avanço de uma massa de ar frio.

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: a frente fria se afasta para oceano, ligada ao ciclone extratropical que se desloca pelo mar para leste. Um sistema de alta pressão avança pelo Uruguai, RS e SC (massa de ar seco e frio).

—————————————————————————————————————————————–

 

Sexta-feira (28/10) – OBSERVAÇÃO PARA GEADA

Tempo: estável com sol entre poucas nuvens na maioria das regiões. Um pouco mais de nuvens ao longo do dia no Planalto Sul e Litoral Sul.

Temperatura: baixa, próxima de 0°C na serra ao amanhecer favorecendo a formação de geada fraca ou sincelo na região.

Vento: sudoeste a sudeste, moderado com rajadas principalmente no Litoral.

—————————————————————————————————————————————–

 

Sábado (29/10) – OBSERVAÇÃO PARA GEADA

Tempo: estável com sol e poucas nuvens em SC.

Temperatura: baixa, próxima de 0°C na serra ao amanhecer. Chance de geada fraca nas áreas altas do Meio Oeste e Planalto Sul.

Vento: sudeste, passando a nordeste do oeste ao Planalto, fraco a moderado.

—————————————————————————————————————————————–

 

Domingo (30/10)

Tempo: firme com sol e poucas nuvens em todas as regiões de SC.

Temperatura: em gradativa elevação.

Vento: sudeste, passando a nordeste do oeste ao Planalto, fraco a moderado.

—————————————————————————————————————————————–

 

TENDÊNCIA de 31/10 a 10/11 de 2016 

No 31/10 e 01/11, tempo firme com sol e temperatura alta durante a tarde, devido a uma massa de ar seco. Nos dias 02, 03 e 04/11, uma frente fria passa pelo Sul do Brasil mantendo mais nebulosidade e chuva, com temporais localizados, em SC. De 05 a 10/11 tempo firme com sol e temperatura amena, em todas as regiões catarinenses.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

AVISO

CHUVA FORTE E RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – RAJADAS FORTES DE VENTO – RAIOS – GRANIZO EM SC !

Nesta quarta-feira (26/10) permanece a condição de tempo encoberto com chuva em todas as regiões de SC. Com a formação e avanço de uma nova frente fria ainda há risco de temporais isolados com chuva forte, granizo e rajadas fortes de vento (acima de 60 km/h), no período da tarde e noite sobretudo no Oeste, Meio Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí.

Atenção: em algumas localidades do Litoral Norte, como Joinville, Ilhota, Itapema e Camboriú a chuva intensa e persistente das últimas horas já supera os 100 mm. Nas últimas 48h o acumulado de chuva está entre 50 a 90 mm no Oeste e Meio Oeste. Nas próximas 24h (quarta e quinta-feira) os acumulados de chuva para Oeste e Meio Oeste varia entre 60 e 80 mm. Do Planalto ao Litoral os valores previstos variam de 40 a 60 mm, valores mais altos no Litoral Norte.

Nas próximas horas uma frente fria que se forma no Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical no litoral Sul do RS, mantendo a condição de forte instabilidade atmosférica em Santa Catarina.