Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil – 27/09/2014 (2)

AVISO METEOROLÓGICO: A chuva que ocorre diariamente desde quarta-feira (24/09) deve continuar nos próximos dias em SC. O tempo instável e úmido, com chuva frequente, estende-se aos últimos dias de setembro. Por vezes, a chuva será moderada a forte, com trovoadas e granizo isolado. O acumulado previsto entre hoje sábado (27) e a próxima quarta-feira (01/10) é de 90 a 200 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul e de 70 a 120 mm nas demais regiões. Salienta-se que a chuva não ocorrerá de forma contínua, alternando períodos de céu nublado e pequenas aberturas de sol. Acompanhe atualização de Boletins! Fonte: Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil SC

 Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM

Sábado (27/09): Tempo instável com chuva em SC, com períodos de melhoria no decorrer do dia. Temperatura em pequena elevação.

AVISO: a tarde e noite risco de descarga elétrica, com temporal isolado com granizo, especialmente no Oeste e Meio Oeste. Acumulado de chuva entre 10 e 20 mm em média, com pontuais maiores.

Sistema Meteorológico: ventos fortes em altitude (jato subtropical) e área alongada de baixa pressão (cavado).

27.09.2014 Visivel

Imagem Satélite GOES-13 Visível 20140927_12:00 GMT

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Domingo (28/09): Tempo instável, encoberto com chuva no decorrer do dia em SC. Temperatura em pequena elevação.

AVISO: madrugada e à tarde risco de descarga elétrica, chuva moderada a forte (especialmente no Oeste e Litoral Norte) e temporal isolado com granizo (especialmente no Oeste e Meio Oeste). Acumulado de chuva entre 10 e 20 mm em média, com pontuais maiores no Oeste e no Litoral Norte.

Sistema Meteorológico: ventos fortes em altitude (jato subtropical) e área alongada de baixa pressão (cavado) intensificando à tarde no RS e Oeste de SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre segunda-feira (29) e quarta-feira (01/10), o tempo continua instável e úmido com chuva em SC, alternando com períodos de céu encoberto e curtas aberturas de sol.

AVISO para período: descarga elétrica. Risco de chuva moderada a forte e temporal isolado com granizo. Média de chuva entre 70 e 80mm e acumulado maiores que podem variar entre 100 e 240mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Nas demais regiões, o acumulado previsto é de 70 a 120mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil