Aviso e previsão voltada para defesa civil 29.09.17

nowcasting

Alerta CEMADEN: Movimentos de Massa Moderado (Deslizamento) referente aos municípios de Luis Alves, Joinville, Governador Celso Ramos, Garuva, Schroeder, Jaraguá do Sul, Corupá, Brusque, São José, Antônio Carlos, Camboriú Luiz Alves.

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

RISCO DE RESSACA E ALAGAMENTOS NO LITORAL DE SANTA CATARINA

Início: 30/09/2017 às 06:00h

Fim: 01/10/2017 às 12:00h

Durante o fim de semana retorna a condição de ressaca no Litoral de SC, devido aos ventos de Leste e Nordeste que se intensificam em alto mar, próximo ao Litoral de Santa Catarina. Ondas com altura entre 3,0 m e 4,0 m afastado da costa, vindas de leste e nordeste, associadas ao empilhamento da água podem causar inundações nas áreas mais baixas da costa catarinense.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: risco a navegação e atividades de pesca.

Ressaca e Alagamentos Costeiros: proteger embarcações e apetrechos de pesca. Atenção para edificações, infraestruturas, vias e áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Sexta-feira (29/09)

Tempo: instável com chuva em SC, no geral com intensidade fraca a moderada.

Temperatura: amena em todas as regiões, devido à nebulosidade.

Vento: sudeste a nordeste do Oeste ao Litoral Sul, e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado.

Mar: mar agitado com ondas de Sudeste de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 m. Mais alto afastado da costa.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis médios e altos da atmosfera influenciando SC.

Sábado (30/09)

Tempo: encoberto com chuva em SC, melhorando com aberturas de sol no Oeste e Meio Oeste no decorrer do dia.

Temperatura: amena, com maior elevação à tarde no Oeste e Meio Oeste.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas no Litoral.

Mar: mar agitado com ondas de Leste de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m. Mais alto afastado da costa.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis médios e altos da atmosfera, com deslocamento para leste (oceano), ainda influenciando SC.

Domingo (01/10)

Tempo: o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia, em todo o Estado. A partir da noite há previsão de pancadas de chuva com risco de temporais no Oeste.

Temperatura: em elevação em todas as regiões.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Segunda-feira (02/10) – Acompanhar atualizações de boletins !

Tempo: encoberto com chuva no decorrer do dia em todas as regiões de SC, devido ao deslocamento de uma nova frente fria. Risco de temporais localizados com granizo e ventania.

Temperatura: amena em todas as regiões, declinando a partir da noite.

Vento: nordeste a sul, moderado com rajadas fortes a partir da tarde.

Terça-feira (03/10)

Tempo: mais nuvens e condição de chuva fraca ocasional do Planalto ao Litoral. No Oeste e Meio Oeste, as nuvens diminuem e o sol aparece no decorrer do dia com o avanço de uma massa de ar frio.

Temperatura: em declínio em todas as regiões.

Vento: oeste a sudoeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 04 a 14 de outubro de 2017

De 04 a 06/10 tempo mais estável com presença de sol e temperatura mais baixa na madrugada em SC, com chance de geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. Uma nova frente fria chega ao Estado próximo aos dias 07 e 08/10, provocando chuva novamente em todas as regiões e na sequencia declínio de temperatura.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta