Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 30.08.2014

AVISO METEOROLÓGICO: Na noite de sábado (30), as nuvens aumentam e há previsão de chuva nas regiões Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, devido à formação de áreas de instabilidade no RS. No domingo (31), a instabilidade atinge todo Estado, provocando chuva moderada a forte em alguns momentos com risco de temporal isolado. O acumulado de chuva deve variar de 40 a 50 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores nas áreas mais próximas ao RS. Fonte: Epagri/Ciram. Observação: Neste sábado (30), devido a um sistema de alta pressão posicionado no Oceano Atlântico na altura do Litoral de SC, deixa as ondas mais altas com picos de 2.0 a 2.5 m na costa catarinense e oceano aberto, com risco para pequenas e médias embarcações.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM

 Sábado (30/08): Sol entre algumas nuvens em todas as regiões. No fim do dia, aumento de nuvens e previsão de chuva isolada no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Temperatura em elevação durante o dia. 

OBSERVAÇÃO: noite com descarga elétrica no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. 

Sistema Meteorológico: afastamento do sistema de alta pressão para o oceano. A partir da noite formação de áreas de instabilidade no RS, associadas a um cavado (área alongada de baixa pressão).

 30.08.2014 Colorida BM

Imagem Satélite GOES-13 Colorida BM 201408301100 GMT

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE: 

Domingo (31/08): Tempo instável com predomínio de nebulosidade e condição de chuva no decorrer do dia em todas as regiões de SC. O acumulado de chuva deve variar de 40 a 50 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores nas áreas mais próximas ao RS. Temperatura em pequena elevação, devido a cobertura de nuvens. 

AVISO: chuva moderada a forte em alguns momentos, descarga elétrica e risco de temporal isolado. 

Sistema Meteorológico: Sistema de baixa pressão influenciando SC. 

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

Na segunda-feira (01/09), sol entre nuvens e temperatura em rápida elevação.

Na terça-feira (02/09), o tempo volta a ficar instável com condição de chuva no Oeste e Meio Oeste, atingindo as demais regiões entre a tarde e noite. AVISO: temporal e chuva mais forte no Oeste e Meio Oeste, e descarga elétrica nas outras regiões.

Na quarta-feira (03/09), o tempo permanece instável com condições de chuva isolada, alternando com períodos de melhoria. 

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil