Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 30.09.2014

ALERTA 30/09/2014: Risco de deslizamentos de terra nas regiões Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí de SC, devido ao alto acumulado de chuva nos últimos dias nestas regiões e à previsão de continuidade da condição de chuva para as próximas horas.

AVISO 30/09/2014 – 18:40h: Nas próximas 6 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas e risco de granizo no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul de SC. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO: Entre esta terça (30) e manhã de quarta-feira (01/10), persiste a instabilidade e a condição de chuva em SC, com raios e trovoadas, e risco de temporais isolados com granizo.  O acumulado previsto para este período é de 40 a 60mm em média do Oeste ao Sul do Estado, podendo ocorrer pontuais de 80mm no Oeste (divisa com RS), Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, o acumulado é de 20 a 40mm. Acompanhe atualização de Boletins! Fonte: Epagri/Ciram

AVISO HIDROLÓGICO nº. 07 – 30/09/2014 – 15:00h: Os níveis de rios nas Bacias dos Rios Itajaí, Canoas, do Peixe e Chapecó das estações monitoradas, 11 estão em condições acima dos níveis normais, as demais encontram-se em condições normais, com a seguinte situação: (Fonte: Epagri/Ciram):

Condição dos Níveis dos Rios para EMERGÊNCIA: Vila Canoas em Rio Rufino e Coronel Passos Maia;

Condição dos Níveis dos Rios para ALERTAPonte Alta do Sul em Ponte Alta e Passo Marombas em Curitibanos, Joaçaba, Taió e Rio do Sul;

Condição dos Níveis dos Rios para ATENÇÃOBarragem Oeste em Taió, Blumenau e Linha Jataí em Mondai.

Recomendações da Defesa Civil SC

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM

Terça-feira (30/09): A nebulosidade persiste em SC. Chuva desde cedo do Oeste ao Planalto Sul e nas demais regiões no decorrer do dia. Temperatura em pequena elevação na maioria das regiões.

AVISO: descarga elétrica. Risco de chuva moderada a forte e temporal isolado com granizo, especialmente nas áreas mais próximas ao RS.

Acumulado de chuva previsto para as próximas 24h de 40 a 60 mm em média do Oeste ao Sul do Estado, podendo ocorrer pontuais de 80 mm no Oeste (divisa com o RS), Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, o acumulado deve variar de 20 a 40 mm.

Sistema Meteorológico: ventos fortes em altitude (jato subtropical) e outro sistema de baixa pressão influenciando SC.

30.09.2014 T Realcada 14h

Imagem Satélite GOES-13 Realçada 20140930_14:00 GMT

Avisos anteriores:

AVISO 30/09/2014 – 08:40h: Nas próximas 3 horas, chuva moderada a forte e raios nas regiões Oeste e Meio-oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO 30/09/2014 – 11:40h: Nas próximas 3 horas, chuva moderada a forte e raios nas regiões Oeste, Meio-oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Planalto Sul de SC.

AVISO 30/09/2014 – 15:10h: Nas próximas 2 horas, risco de granizo no Planalto Norte e Vale do Itajaí. Fonte: Epagri/Ciram

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quarta-feira (01/10): Mais nuvens e chuva na madrugada e manhã, melhorando entre a tarde e noite em todo o Estado. Temperatura em elevação, diminuindo no fim do dia.

AVISO: madrugada com descarga elétrica. Risco de chuva moderada a forte em alguns momentos.

Sistema Meteorológico: o avanço de uma massa de ar seco pelo Sul do Brasil, afasta a instabilidade de SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre a quinta-feira (02/10) e o sábado (04/10), tempo mais seco com sol em SC.

No sábado (04/10), chance de chuva fraca entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte no inicio e fim do dia, devido a circulação marítima. Temperatura mais baixa no período noturno e ao amanhecer, com chance de geada fraca na serra. Durante o dia, temperatura em elevação.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta