AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 01.06.2017

ALERTAS PARA DESLIZAMENTOS DE TERRA E INUNDAÇÕES EM SC

_______________________________________________________________________

ATENÇÃO 01/06/2017 – 16h38min: Nas próximas 3 horas, chuva persistente fraca a moderada, entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, em áreas próximas ao RS. (Epagri/Ciram)

ALERTA SMS 01/06/2017 – 16h33min – Alerta de INUNDAÇÃO para ARARANGUÁ. Evite transitar em áreas alagadas e siga as orientações da Defesa Civil Municipal. Ligue 199 ou 193.

   _______________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISO

 AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

FORTES RAJADAS DE VENTO EM SC!

Inicio: 01/06/2017 às 16:00h

Fim: 02/06/2017 às 12:00h

Regiões: PLANALTO SUL – LITORAL SUL – GRANDE FLORIANÓPOLIS (SERRANA/LITORAL)

Previsão: Rajadas fortes de vento de 60 a 80 km/h, mais persistentes no período noturno. Os valores mais intensos devem ocorrer no Sul de SC.

Sistema:  Ciclone entre a costa do RS e SC.

Atualização: 01/06/2017 – 13h00min

Gilsânia Cruz –  Meteorologista Epagri/Ciram

 _________________________________________________________________

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

RAJADAS FORTES DE VENTO E MAR MUITO AGITADO EM SC!

Inicio: 01/06/2017 às 16:00h

Fim: 02/06/2017 às 23:59h

Região: TODA COSTA CATARINENSE

Previsão: Rajadas de vento de 60 a 90 km/h na costa de SC. As rajadas mais intensas ocorrem entre o fim desta quinta e manhã de sexta-feira, e especialmente no Litoral Sul. Mar muito agitado a grosso com picos de onda de 2,5 a 3,5 m, desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Sistema:  Ciclone entre a costa do RS e SC.

Atualização: 01/06/2017 – 13h10min.

Gilsânia Cruz –  Meteorologista Epagri/Ciram

  _________________________________________________________________

ALAGAMENTOS COSTEIROS EM SC!

Nos dias 01/06 a 02/06 a maré alta deve provocar alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Os alagamentos serão provocados pelos seguintes fatores: agitação marítima (ondas de 2.0 a 2.5 m), influência da maré, ventos do quadrante sul, nos dias 01 e 02/06, e chuvas fortes e contínuas ocorridas no estado. Recomenda-se atenção nos locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros.

Confirmando-se as previsões meteorológicas e maregráficas, poderemos ter problemas de alagamentos nas vias públicas nos municípios onde sofrem influência da maré.

Devido à chuva prevista, as condições hidráulicas dos rios estarão prejudicadas para escoar o excesso hídrico. Caso os valores chuva superem em muito os 100 mm previstos, poderemos ter inundações em algumas bacias e complexos hidrológicos como: Rio Chapecó, Rio Jacutinga, Rio dos Queimados – Concórdia, Rio do Peixe, Rio Canoas, Rio Araranguá, Rio Urussanga, Rio Tubarão, Rio Cubatão do Sul, Rio Biguaçú, Rio Tijucas, Rio Camboriú, Alto e Baixo Vale do Itajaí, Rio Itapocú e Rio Cubatão em Joinville.

 Recomenda-se acompanhar monitoramento e atualizações de boletins. 

Laura Rodrigues / Clovis Correa –  Meteorologistas Epagri/Ciram

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

 _________________________________________________________________

ALERTA PARA RISCO DE DESLIZAMENTOS EM SC 

ALERTA – 01/06/2017 08h00min – Em virtude dos altos volumes de chuva registrados no estado nas últimas 120 horas, há risco para deslizamentos de terra em todas as regiões do Estado especialmente, no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

ALERTA PARA RISCO DE INUNDAÇÕES EM SC

Há risco de inundações nos médios e grandes rios nos municípios do Vale do Itajaí, especialmente no Alto Vale, Rio Canoas, Rio Cará, Rio Uruguai, e todas as bacias do Litoral Sul.  

Atenção para possibilidade de inundações nas Bacias do Rio do Peixe, Rio Negro, Rio Tijucas e Rio Queimados.  

Acompanhe o monitoramento e as atualizações de boletins.

 _________________________________________________________________

 AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Quinta-feira (01/06) – AVISO PARA RAJADAS FORTES DE VENTO – MAR MUITO AGITADO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: no Planalto Sul e Litoral Sul, persiste a condição de chuva, com menores volumes em relação aos dias anteriores. Na Grande Florianópolis e Norte do Estado, o tempo melhora no decorrer do dia com aberturas de sol. No Oeste e Meio-Oeste, muitas nuvens e ainda condição de chuva fraca/chuvisco isolado, especialmente nas áreas mais próximas ao RS.

Temperatura: em declínio no decorrer do dia, devido à chegada de uma massa de ar frio.

Vento: oeste a sudoeste, moderado com fortes rajadas do Planalto ao Litoral.

Mar: muito agitado com picos de ondas de SE a S de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 3.5 m, totalmente desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Sistema: ciclone no litoral de SC. Massa de ar frio chegando ao Oeste do Estado.

 

Sexta-feira (02/06) – AVISO PARA RAJADAS FORTES DE VENTO – MAR MUITO AGITADO – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS!

Tempo: No Litoral Sul, o dia começa com muitas nuvens e o sol aparece no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol e poucas nuvens.

Temperatura: baixa.

Vento: virando de sul para nordeste no Oeste. Nas demais regiões, sudoeste a sul, com fortes rajadas no Litoral.

Mar: muito agitado com picos de ondas de SE a S de 2.0 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m, totalmente desfavorável para pequenas e médias embarcações. Totalmente desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: ciclone afastando-se do litoral de SC. Massa de ar frio no Sul do Brasil.

 

Sábado (03/06)

Tempo: sol e poucas nuvens em SC.

Temperatura: baixa na madrugada.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Mar: ondas altas de SE com picos de 2.0 a 2.5 m.

 

Domingo (04/06) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: chuva no decorrer do dia em todas as regiões, com a passagem de uma nova frente fria no litoral Sul do Brasil e a intensificação de uma baixa pressão no oeste de SC. Maiores volumes de chuva nas áreas do Oeste ao Sul do Estado.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda-feira (05/06) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: encoberto com chuva em todas as regiões.

Temperatura: em ligeiro declínio.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado.

  

TENDÊNCIA de 06 a 15 de junho de 2017

Permanece a condição de chuva frequente em boa parte do período, e em todas as regiões de SC. Indicativo de acumulados mais elevados de precipitação entre os dias 06 e 09/06. Após esse período, o sol aparece no Estado, em alguns períodos, e a temperatura fica mais baixa, mas sem indicativo de frio rigoroso.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

 
ATENÇÃO 01/06/2017 – 13h37min : Nas próximas 3 horas, chuva persistente fraca a moderada no Litoral Sul de SC.(Epagri/Ciram)
 
ATENÇÃO 01/06/2017 – 11h49min: Nas próximas 2 horas chuva persistente moderada no Litoral Sul de SC.(Epagri/Ciram)