Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 01.07.2015

OBSERVAÇÃO: Quinta-feira (02/07), risco de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento nos períodos de pancadas de chuva em SC. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO – Frio intenso e geada ampla em SC no final de semana. Fonte: Epagri/Ciram

No Sábado (04/07)declínio acentuado na temperatura em todas as regiões a partir da madrugada, devido a uma massa de ar frio de origem polar que avança para SC. Vento sul de intensidade moderada a forte persistente, favorecendo a sensação de frio intenso. Rajadas de 50 a 80 km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral.

No Domingo (05/07), temperatura baixa em todas as regiões de SC com geada ampla, devido à presença do ar polar no Sul do Brasil. Temperatura mínima negativa na Serra Catarinense -4 ºC e de -2ºCa 5ºC nas demais áreas altas do Estado.

ATENÇÃO: Entre a noite de sexta-feira (03/07) e madrugada de domingo (05/07), vento sul intenso e persistente (velocidade média de 40 e 50km/h), com rajadas fortes (de 70 a 90km/h), e ondas mais altas com picos de 3,5 e 4,5 m, no Litoral de SC.  Mar muito agitado a grosso com risco para atividades de pesca e navegação neste período.

Acompanhar atualizações de boletins!

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Frio intenso: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças.

Geada: produtores rurais devem adotar medidas preventivas. 

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca. 

 

 PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Quarta-feira (01/07): Nevoeiros pela manhã no Oeste, Meio Oeste e Planalto. No Litoral sol e pouca nebulosidade na maior parte do dia. À noite, aumento de nuvens e chuva fraca no Litoral Norte devido aos ventos úmidos do mar.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: Massa de ar frio de fraca intensidade. 

 CARTA SINÓTICA – 01/07/2015       Fonte: Monitoramento e Alerta – Defesa Civil SC.

carta 20150701

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (02/07): Mais nuvens no Litoral Norte devido aos ventos úmidos do mar. No Extremo Oeste e Oeste, aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da noite. Nas demais regiões sol e pouca nebulosidade.

OBSERVAÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento nos períodos de pancadas de chuva.

Sistema Meteorológico: Cavado em superfície favorecendo o transporte de umidade. Corrente de jato em altos níveis.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (03/07), o tempo fica instável com chuva especialmente no período da madrugada e manhã no Oeste, devido a uma nova frente fria. Nas demais regiões do Estado a chuva chega pela manhã e vai até o período da noite. O acumulado previsto é de 20 a 30 mm no Estado. OBSERVAÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios). No decorrer da noite, a nebulosidade diminui em SC, com o avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar.

No sábado (04) e no domingo (05/07), o ar polar deixa o tempo estável e ensolarado em todas as regiões.

AVISO: A temperatura declina acentuadamente e a sensação será de frio intenso devido ao vento moderado a forte persistente, com rajadas de 50 a 80 km/h principalmente na madrugada do sábado, especialmente no Planalto Sul e Litoral. 

ATENÇÃO: Entre a noite de sexta-feira (03/07) e madrugada de domingo (05/07), vento sul intenso e persistente (velocidade média de 40 e 50km/h) com rajadas fortes (de 70 a 90km/h), e ondas mais altas com picos de 3,5 e 4,5 m, no Litoral de SC.  Mar muito agitado a grosso com risco para atividades de pesca e navegação neste período.

Acompanhar atualizações de boletins!

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil