Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 01.11.2014

AVISO METEOROLÓGICO: Entre este sábado e a próxima terça-feira (01/11 a 04/11), o forte calor associado a umidade alta, favorece à ocorrência de frequentes pancadas de chuva com trovoadas em SC, especialmente no período da tarde e noite. Há risco de temporal isolado, ou seja, descargas elétricas (raios), rajadas de vento acima de 60 km/h por alguns momentos e queda de granizo em pontos isolados. Mesmo assim há previsão de períodos de melhoria com aberturas de sol, o que permite a elevação da temperatura e a sensação de ar abafado. Acompanhe atualizações de boletins !  

Recomendações da Defesa Civil SC 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM

 Sábado (01/11): Tempo instável com mais nebulosidade no Oeste e Meio Oeste pela manhã e sol com aumento de nuvens nas demais áreas. A partir da tarde, previsão de pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões.

AVISO: temporal isolado (chuva forte localizada, rajadas de ventos acima de 60 km/h por alguns momentos e queda de granizo em pontos isolados).

Sistema meteorológico: sistema de baixa pressão entre o RS e SC.

01.11.2014 Realce

Imagem Satélite GOES-13 Realçada 20141101_10:00 GMT

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Domingo (02/11): O tempo segue instável com sol, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde em SC.

Alerta: temporal isolado (chuva forte localizada, rajadas de ventos acima de 60 km/h por alguns momentos e queda de granizo em pontos isolados).

Sistema meteorológico: sistema de baixa pressão entre o RS e SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na segunda-feira (03/11), o tempo segue instável e úmido em SC, com variação de nuvens e pancadas de chuva e trovoadas, por influência de um cavado (área alongada de baixa pressão).

Na terça-feira (04/11), céu encoberto com chuva desde a madrugada do Oeste ao Litoral Sul e nas demais regiões no decorrer do dia, devido ao avanço de uma nova frente fria.

Alerta para o período: descarga elétrica e temporal isolado com granizo.

Na quarta, o tempo melhora com sol entre nuvens no Estado.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil