AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 01/11/2016

AVISO

AVISO METEOROLÓGICO – 02/11/2016 (EPAGRI/CIRAM)

FRENTE FRIA PROVOCA CHUVA EM SC

Tempo melhora a partir de quinta-feira

Quarta-feira (02/11):

Tempo: encoberto com pancadas de chuva e trovoadas em SC. No decorrer da tarde e noite o tempo melhora a partir do Oeste e Sul do Estado.

Temperatura: elevada, diminuindo no decorrer do dia.

Vento: noroeste passando a sudoeste, moderado com intensas rajadas.

Sistema: frente fria em deslocamento por SC.

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC EPAGRI/CIRAM

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

——————————————————————————————————————–

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Terça-feira (01/11) – AVISO PARA TEMPORAIS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS FORTES DE VENTO – GRANIZO

Tempo: Aumento de nuvens em todas as regiões com pancadas de chuva e trovoada no Oeste e Meio-Oeste, a partir da manhã. A chuva se estende para as demais regiões no decorrer do dia. Condição de temporal do Oeste ao Sul do Estado, e Vale do Itajaí. Veja Aviso Meteorológico.

Temperatura: elevada, com sensação de ar abafado.

Vento: noroeste, no interior, e nordeste no litoral, moderado com rajadas.

Sistema: frente fria em formação no RS.

—————————————————————————————————————————————–

Quarta-feira (02/11) – AVISO PARA TEMPORAIS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS FORTES DE VENTO – GRANIZO

Tempo: encoberto com pancadas de chuva e condição de temporal, especialmente na madrugada e manhã, em todas as regiões, devido à passagem da frente fria em SC. Totais de chuva mais elevados no Oeste e Meio-Oeste (Veja Aviso Meteorológico). O tempo melhora a partir da tarde e noite.

Temperatura: diminui um pouco.

Vento: noroeste passando a sudoeste, moderado com intensas rajadas.

Sistema: frente fria passa por SC.

Quinta-feira (03/11)

Tempo: o sol volta a predominar na maior parte do Estado, permanecendo a condição de chuva isolada no norte (Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí).

Temperatura: amena em todas as regiões.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

—————————————————————————————————————————————–

Sexta-feira e sábado (04 e 05/11)

Tempo: predomínio de sol em todas as regiões, com maior presença de nuvens no norte do Estado.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 06 a 15/11 de 2016

Especialmente entre os dias 08 e 09, e entre 11 e 12, a passagem de frentes frias favorece a condição de chuva em todas as regiões de SC. Não há previsão de declínio significativo de temperatura no período.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil