AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 02.07.2015

ATENÇÃO 02/07/2015 – 16h20m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio-Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO: Entre a tarde/noite desta quinta (02) e madrugada de sexta (03/07), risco de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento nos períodos de pancadas de chuva do Oeste ao Centro do Estado. Entre a madrugada/manhã da sexta (03), devido a passagem de uma frente fria pelo litoral de SC, há risco de descargas elétricas (raios), e rajadas de vento de 60 e 80 km/h a partir da tarde no planalto Sul e Litoral Sul.

AVISO METEOROLÓGICO – Frio intenso e geada ampla em SC no final de semana. Fonte: Epagri/Ciram

No Sábado (04/07)declínio acentuado na temperatura em todas as regiões de SC a partir da madrugada, principalmente à noite o frio é mais intenso, devido a uma massa de ar frio de origem polar que avança para SC. Vento sul de intensidade moderada a forte e persistente, aumentando a sensação de frio intenso. Rajadas de 50 a 80 km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral. 

No Domingo (05/07), temperatura baixa em todas as regiões de SC, com geada ampla, devido à presença do ar polar no Sul do Brasil. Temperatura mínima negativa no Planalto e áreas altas do Meio Oeste (-4 ºC e -1ºC) e variando entre 3°C e 9ºC nas demais áreas altas do Estado. 

ATENÇÃO: Entre a noite de sexta-feira (03/07) e madrugada de domingo (05/07), vento sul intenso e persistente (velocidade média de 40 e 50km/h), com rajadas fortes (de 70 a 90km/h), e ondas mais altas com picos de 3,5 e 4,5 m, no Litoral de SC.  Mar muito agitado a grosso com risco para atividades de pesca e navegação neste período. 

Acompanhar atualizações de boletins!

 PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Quinta-feira (02/07): Mais nuvens no Litoral Norte e Grande Florianópolis devido aos ventos úmidos do mar. Aberturas de sol na maior parte do dia em SC. No Extremo Oeste, Oeste e no Meio Oeste, aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da noite.

ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento nos períodos de pancadas de chuva.

Sistema Meteorológico: Cavado em superfície favorecendo o transporte de umidade. Corrente de jato em altos níveis.

02.07.2015 Colorida

Imagem Satélite GOES-13 Colorida BM 02.07.2015 08h00m

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (03/07): Tempo instável com chuva em SC, devido à passagem de uma nova frente fria. No final do dia a chuva diminui principalmente no Planalto e Litoral. O acumulado previsto é de 20 a 30 mm no Estado.

ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios) na madrugada e manhã. Rajadas de vento de 60 e 80 km/h a partir da tarde no planalto Sul e Litoral Sul.

Sistema Meteorológico: intensificação de sistemas de baixa pressão no PR, SC e RS e passagem de frente fria pelo litoral do RS e de SC, com corrente de jato em altos níveis.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (04) e no domingo (05/07), o ar polar deixa o tempo estável com sol em todas as regiões. Temperaturas abaixo de zero no Planalto e áreas altas do Meio Oeste, entre a noite de sábado e madrugada de domingo.

ATENÇÃO: Entre a noite de sexta-feira (03/07) e madrugada de domingo (05/07), vento sul intenso e persistente (velocidade média de 40 e 50km/h), com rajadas fortes (de 70 a 90km/h), e ondas mais altas com picos de 3,5 e 4,5 m, no Litoral de SC.  Mar muito agitado a grosso com risco para atividades de pesca e navegação neste período.

 

Segunda-feira (06/07) com mais nuvens e chuva à tarde no Oeste e Meio Oeste e à noite nas demais regiões.

OBSERVAÇÃO: Temperatura com declínio acentuado e sensação de frio muito intenso, vento moderado a forte persistente, com rajadas de 50 a 80 km/h principalmente na madrugada do sábado, especialmente no Planalto Sul e Litoral.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil