Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 02.10.2015

AVISO 02/10/2015 – 18h10m: Persiste a condição de chuva forte com raios nas próximas 3h em todas as regiôes de SC. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO 02/10/2015 – 16h40m: Persiste a condição de chuva forte com raios no Meio Oeste, Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Planalto Norte nas próximas 2h. Fonte: Epagri/Ciram 

AVISO 02/10/2015 – 15h30m: Pancadas de chuva moderada a forte com raios na próxima hora no Meio Oeste, Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO 02/10/2015 – 14h25m: Nas próximas 2 horas, Risco de Granizo no Extremo-Oeste divisa com PR e fronteira com a Argentina. Pancadas de chuva com raios no Oeste e Meio-Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

OBSERVAÇÃO 02/10/2015 – 11h10m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com raios no Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO: Pancadas de chuva e temporais isolados em Santa Catarina. Fonte: Epagri/Ciram

Nesta sexta-feira (02/10), pancadas de chuva em todo o Estado no período da tarde e noite, com risco de temporais isolados e granizo. O total de chuva previsto é de 20-30 mm. Em algumas localidades do Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul o total pode chegar a 50 mm. Uma frente fria avança por SC.

O sábado (03/10), permanece com tempo instável e condições de chuva no Estado, alternando com períodos de melhoria. Total médio de 10-20 mm, chegando a 40 mm em algumas localidades. Vento sul moderado com rajadas fortes de 50 a 70km/h no Planalto Sul e Litoral. Início de semana com tempo mais seco e frio em Santa Catarina.

Recomendações da Defesa Civil SC: 

 Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

 Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Sexta-feira (02/10): A chegada de uma frente fria, no decorrer do dia, ocasiona chuva em SC. Do Oeste ao Litoral Sul ocorrem aberturas de sol. Da Grande Florianópolis ao norte do Estado, a manhã é com mais nuvens e chuva fraca. No período da tarde e noite, a instabilidade se intensifica e a chuva ganha força em todas as regiões. Temperatura em pequena elevação na maioria das regiões, especialmente no Litoral Sul. Vento de nordeste, com variações de noroeste e de oeste, moderado com rajadas mais intensas associadas aos temporais.

AVISO: Risco de temporais com descargas elétricas (raios), intensas rajadas de vento e queda de granizo.

Sistema meteorológico: Circulação marítima (ventos que trazem umidade do mar) no Litoral. Frente fria em SC a partir da tarde.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (03/10): Tempo chuvoso com descarga elétrica em alguns momentos, em todas as regiões. Temperatura em declínio. Vento de noroeste a sudoeste, moderado com intensas rajadas.

AVISO: Risco de descargas elétricas (raios). Rajadas intensas de vento sul, de 50 a 70 km/h.

Sistema meteorológico: Frente fria deslocando-se em SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Domingo (04/10): Períodos de sol intercalados com períodos de maior nebulosidade. A frente fria afasta-se para o Sudeste e uma massa de ar seco e frio atua no Sul do Brasil. Temperatura em declínio. Vento de sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

Segunda e terça-feira (05 e 06/10): Tempo firme com sol em SC. A partir da tarde de terça-feira, pancadas de chuva isolada com a intensificação de áreas de baixa pressão no Paraguai. Temperatura baixa na madrugada de segunda-feira, com mínimas próximas a 0°C e formação de geada nas áreas mais altas do Planalto Sul. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas na terça-feira.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil