AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 02.12.2015

 

ATENÇÃO 02/12/2015 – 13h30m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada a forte com descargas elétricas (raios) nas regiões Oeste, Meio Oeste e Vale do Itajaí. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO METEOROLÓGICO 02/12/2015 (EPAGRI/CIRAM)

Quarta-feira com risco de temporais localizados em SC

O calor e a umidade favorecem a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões, especialmente a partir da tarde. Há risco de chuva forte em pontos isolados num curto espaço de tempo, granizo e ventos fortes acima de 60 km/h.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Quarta-feira (02/12) – AVISO

Tempo: Tempo instável com muitas nuvens, algumas aberturas de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia no LIotral Sul. Entre a tarde a noite a chuva ocorre em todas as regiões. Neste época do ano há sempre o risco de temporais localizados.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: leste e mais intenso no Litoral Norte. Demais regiões, nordeste, fraco a moderado.

Sistema: Transporte de calor e umidade pela Argentina. Corrente de jato em altos níveis.
 02.12.2015 Realcada

Quinta e sexta-feira (03 e 04/12) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Muitas nuvens, com alguns períodos de abertura, e pancadas de chuva no início e final do dia. Maiores chances de chuva do oeste ao sul do Estado. No Litoral Norte, permanece o tempo mais fechado, devido à circulação marítima.

Temperatura: mais elevada na sexta-feira com sensação de ar abafado.

Vento: leste e mais intenso no Litoral Norte. Demais regiões, nordeste a norte, fraco a moderado.

Sábado (05/12) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Maiores períodos com abertura de sol em todo o Estado. Pancadas de chuva com trovoada à tarde e noite. 

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 05 a 14 de dezembro de 2015

De modo geral, o período será marcado maior frequência de períodos de sol em todas as regiões. Entre 06 e 09, predomínio de sol no Estado, diminuindo a condição de chuva. Entre 10 e 12, a passagem de uma frente fria ocasiona chuva com trovoada, principalmente do oeste ao sul de SC, em áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. O tempo melhora nos dias seguintes.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

ATENÇÃO 02/12/2015 – 07h35m: Na próxima hora, pancadas de chuva com raios no Extremo Oeste e Litoral Sul de SC. (EPAGRI/CIRAM)