AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 03.07.2015

ATENÇÃO 03/07/2015 – 16h10m: Nas próximas 3 horas, pancadas isoladas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do itajaí. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO – Frio intenso e geada ampla em SC no final de semana. Fonte: Epagri/Ciram 

No sábado (04/07)declínio acentuado na temperatura em todas as regiões a partir da madrugada, o frio será mais intenso à noite, devido a uma massa de ar frio de origem polar que avança por SC. A condição de neve é pequena na Serra Catarinense no final da madrugada e manhã, sendo mais favorável a ocorrência de chuva congelada em cidades mais altas, como Urupema, Urubici e Morro da Igreja. Vento sul de intensidade moderada a forte e persistente, aumentando a sensação de frio. Rajadas de 50 a 80 km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral.

No domingo (05/07), temperatura baixa em todas as regiões de SC com geada, devido à presença do ar polar no Sul do Brasil. Temperatura mínima negativa no Planalto e áreas altas do Meio Oeste (-4 ºC e -1ºC) e variando entre 3°C e 9ºC nas demais áreas altas do Estado.

ATENÇÃO Fim de semana com vento forte,mar agitado a grosso e risco de alagamentos na região costeira de SC. Fonte: Epagri/Ciram

Entre a noite de sexta-feira (03/07) e madrugada de domingo (05/07)vento sul intenso e persistente (velocidade média de 40 e 50 km/h), com rajadas fortes (de 60 a 80 km/h) e ondas mais altas com picos de 3,0 e 4,0 m, no Litoral de SC. Nos próximos dias (04 a 06/07) há riscos de alagamentos na região costeira de Santa Catarina. Nos próximos dias (04 a 06/07) há riscos de alagamentos na região costeira de Santa Catarina. Os alagamentos devem ocorrer devido à atuação conjunta dos ventos do quadrante sul, da influência da lua cheia e do mar agitado com ondas de SE com altura entre 2 e 3 m. Mar muito agitado a grosso com risco para atividades de pesca e navegação neste período! 

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Frio intenso: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças.

Geada: produtores rurais devem adotar medidas preventivas.

Gelo na pista: atenção ao trafegar em vias e rodovias da Serra e áreas altas do Estado. Tenha a máxima cautela, transitando com velocidade reduzida e redobrada atenção. Ao se depararem com gelo sobre a pista, não prossiga e imediatamente peça auxilio ao Policia Militar Rodoviária pelo fone 198.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Sexta-feira (03/07): Variação de nuvens com aberturas de sol e pouca chuva em SC. No Planalto Norte e Litoral Norte é que o tempo segue mais fechado até o fim do dia. Temperatura em elevação, diminuindo a partir da noite especialmente no Oeste e Sul do Estado.

ATENÇÃO: Rajadas de vento de 50 e 80km/h no Planalto Sul e Litoral Sul a partir da noite.

Sistema Meteorológico: jato subtropical (ventos fortes em altitude) e passagem rápida de uma frente fria que se forma no RS.

CARTA SINÓTICA – 03/07/2015     Fonte: Monitoramento e Alerta – Defesa Civil SC.  

carta 20150703

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (04/07): Presença de nuvens com aberturas de sol no decorrer do dia na maioria das regiões. Na madrugada e manhã chance de chuva fraca e passageira no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Temperatura em declínio acentuado, a mínima ocorrerá à noite.

AVISO: vento moderado a forte persistente, com rajadas de 50 a 80 km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral. A condição de neve é pequena na Serra Catarinense no final da madrugada e manhã, sendo mais favorável a ocorrência de chuva congelada em cidades mais altas, como Urupema, Urubici e Morro da Igreja.  Mar muito agitado a grosso com risco para atividades de pesca.

Sistema Meteorológico: influência de um cavado (área alongada de baixa pressão) em médios níveis da atmosfera e avanço de uma intensa massa de ar polar.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (05/07), o ar polar deixa o tempo estável com sol em todas as regiões. Temperaturas abaixo de zero no Planalto e áreas altas do Meio Oeste, na madrugada com condições de geada nas áreas altas do Estado. AVISO: geada ampla no Estado, devido à presença do ar polar no Sul do Brasil. Temperatura mínima negativa no Planalto e áreas altas do Meio Oeste (-4 ºC e -1ºC) e variando entre 3°C e 9ºC nas demais áreas altas do Estado.  Mar muito agitado a grosso com risco para atividades de pesca.

Segunda-feira (06/07) com mais nuvens e chuva à tarde no Oeste e Meio Oeste e à noite no Planalto Sul e Litoral Sul, devido a aproximação de uma nova frente fria. Temperatura em elevação.

Na terça-feira (07/07), a frente fria provoca chuva em todas as regiões. ATENÇÃO: temporais com pontuais elevados de chuva, especialmente no Oeste de SC.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil