Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 03.11.2015

AVISO METEOROLÓGICO – 03/11/2015 – Fonte: Epagri-Ciram

A chuva segue frequente nos próximos dias em SC. Risco de deslizamentos de terra, especialmente nas áreas entre o Planalto ao Litoral.

Nesta terça-feira (03/11) a chuva prevista para o Estado é de fraca intensidade e alterna com períodos de melhoria. Acumulado médio de 5 a 15 mm. 

Na quarta-feira (04/11) volta a chover forte em SC, estendendo-se para a quinta-feira (05/11).

Previsão de acumulados:

Quarta-feira (04/11): 40 a 50 mm com pontuais de 60 a 70 mm no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral, principalmente da Grande Florianópolis ao Litoral Norte. No Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul os valores são menores, média de 20 a 30 mm.

Na quinta-feira (05/11): acumulado de 10 a 20 mm e pontuais de 40 a 50 mm, especialmente no Litoral. 

Na sexta-feira (06/11) e no sábado (07/11), a chuva diminui e ocorrem períodos de melhoria com aberturas de sol no Estado.  

Devido ao alto acumulado de chuva ocorridos nas ultimas semanas no Estado,  e a previsão da persistência na condição de instabilidade para os próximos dias mantendo o solo encharcadohá Risco de Deslizamentos de terra, especialmente nas áreas entre o Planalto ao Litoral.

Acompanhe os próximos boletins, a primavera é uma estação com mudanças bruscas no tempo.

 

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

 

 

ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO HIDROLÓGICA NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO EM SC – 03/11/2015. 

As chuvas intensas das últimas semanas elevaram os níveis dos rios, provocando inundações nas bacias dos Rios Itajaí, Iguaçu – Planalto Norte, Canoas – Planalto Sul e Itapocu – Litoral Norte. Em todas as estações monitoradas, os rios estão baixando gradualmente, e alguns devido ao relevo, de forma mais lenta. Segundo a Epagri/Ciram, há persistência na condição de instabilidade para os próximos dias, porém, com volumes menos expressivos. Por isso, mantem-se a SITUAÇÃO DE ATENÇÃO para inundações nestas bacias, devido ao solo estar saturado, e os níveis dos rios elevados. 

Planalto Norte 

Três Barras (Rio Canoinhas): Leitura de 03/11 – 12h – 6,42m – baixando lentamente- emergência. (cota máxima atingida: 7,12m as 04h de 20/10) 

Planalto Sul 

Otacílio Costa (Rio Canoas): Leitura de 03/11 – 11h – 7,67m – baixando lentamente – emergência (cota máxima atingida: 9,22m as 16h de 25/10).

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Predomínio de nuvens e chuva frequente nos próximos dias em SC

Terça-feira (03/11):
 
Tempo: Céu parcialmente encoberto a encoberto com chuva fraca e intermitente no decorrer do dia em todas as regiões. 
Temperatura: pouca variação devido à cobertura de nuvens, chuva e vento.
Vento: Sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: Cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC, além da circulação marítima no Litoral e áreas próximas.
 
Quarta-feira (04/11):
 
Tempo: Tempo instável com céu encoberto e chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos.
Temperatura: Pequena elevação devido à cobertura de nuvens e vento sudeste.
Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: Cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC e avanço de uma frente fria pelo oceano.
 
Quinta-feira (05/11):
 
Tempo: Predomínio de nuvens e chuva em SC, melhorando no fim do dia a partir do Oeste e Sul do Estado.
Temperatura: Pequena elevação devido à cobertura de nuvens e vento sudeste.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.
 
Sexta-feira (06/11):
Tempo: Nebulosidade variável com chance de aberturas de sol na maioria das regiões. Mesmo assim, no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte há chance de chuva fraca em alguns momentos.
Temperatura: Temperatura em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Atenção: os valores de chuva diários previstos para esta semana não são extraordinários, mas a chuva é frequente e o total no período pode se aproximar de 100 mm no Estado, podendo ultrapassar este valor no Litoral.
 
 
TENDÊNCIA de 07 a 17 de novembro de 2015
  
Os primeiros dias deste período (07 a 09/11) devem ser de chuva frequente em SC, em forma de pancadas em todas as regiões, por influência de áreas de baixa pressão e avanço de uma nova frente fria. A partir do dia 10/11 tendência de melhora no tempo sem chuva significativa.
 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Secretaria de Estado da Defesa Civil
Diretoria de Prevenção 
Gerência de Monitoramento e Alerta