AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 04.06.2017 ATUALIZAÇÃO

nowcasting

ALERTA PARA RISCO DE DESLIZAMENTOS DE TERRA EM SC !

Em virtude dos altos volumes de chuva registrados no estado nos últimos dias, há risco para deslizamentos de terra em todas as regiões do Estado de SC, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Municípios com risco moderado para ocorrências: Lages, Criciúma, Morro da Fumaça, Alfredo Wagner, Anitápolis, Garopaba, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, Ituporanga,Vidal Ramos, Imbituba, Rancho Queimado, Florianópolis, São José, Antonio Carlos, Águas Mornas, Governador Celso Ramos, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Itajaí. Fonte: CENAD. Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

ALERTA PARA RISCO DE INUNDAÇÕES EM SC !

Há risco de inundações nos médios e grandes rios nos municípios do Vale do Itajaí, especialmente no Alto Vale, Rio Canoas, Rio Caraá, Rio Uruguai, e todas as bacias do Litoral Sul.  

Atenção para possibilidade de inundações nas Bacias do Rio do Peixe, Rio Negro, Rio Tijucas e Rio Queimados.  

Acompanhe o monitoramento e as atualizações de boletins. Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM
________________________________________________________________

 AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

 PREVISÃO DE CHUVA PERSISTENTE E VOLUMES ELEVADOS PARA SC!

Inicio: 04/06/2017 às 17:00h

Fim: 06/06/2017 às 23:00h

Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SC.

Previsão: Chuva persistente moderada a forte, com descarga elétrica.

Acumulados: Acumulado de chuva no período é mais alto no domingo, atingindo com mais intensidade as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, onde pode chegar a 80 mm.

Na Segunda-feira, ainda chove em todas as regiões, porém com volume mais baixo e maior concentração nas regiões próximas à divisa com o Paraná, onde o volume pode chegar a 60 mm.

Na terça e quarta-feira, permanece a condição de chuva em todas as regiões, porém com volume baixo, podendo chegar ao 30 mm.

Sistema: cavado (área de convergência de ventos) e frente fria.

Publicação: 04/06/2017 – 16h45min. 

ATENÇÃO: indicativo de chuva moderada a forte também para a quinta-feira devido à passagem de uma frente fria. ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Erikson de Oliveira –  Meteorologista EPAGRI/CIRAM

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

 _________________________________________________________________

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

No domingo a chuva retorna ao Estado e se estende para próxima semana! – Acompanhar atualizações de boletins!

Domingo (04/06):
Tempo: instável, encoberto com chuva e trovoadas em todas as regiões de SC. Risco de temporais isolados. Maiores acumulados previstos para o Oeste e Meio Oeste. (Leia aviso Meteorológico).

Temperatura: em pequena elevação devido à cobertura de nuvens.
Vento: noroeste, passando a sudoeste do oeste ao Litoral Sul , fraco a moderado com rajadas.
Sistema: avanço de uma frente fria.
————————————————–

 Segunda-feira (05/06):

Tempo: encoberto com chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos. Maiores acumulados previstos para o Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul, Litoral Norte e Vale do Itajaí.
Temperatura: amena.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: passagem de frente fria por SC.
————————————————–
Terça-feira (06/06):

Tempo:
 variação de nuvens em SC, com chuva por alguns momentos. No Oeste e Meio Oeste com pequenas aberturas de sol no decorrer do dia.

Temperatura: amena.
Vento: sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas.
————————————————–
Quarta-feira (07/06):

Tempo:
 aberturas de sol em boa parte do dia em SC. Mais nuvens e chuva pela manhã do Meio Oeste ao Litoral e à noite em todo o Estado.

Temperatura: amena.
Vento: sudeste, passando a nordeste e noroeste, fraco a moderado.
————————————————–
Quinta-feira (08/06):

Tempo: uma nova frente fria causa chuva em SC, começando do Oeste ao Litoral Sul, próximo à divisa com o RS. No decorrer da tarde a chuva se estende a todas as regiões de SC. Há risco de temporais e chuva moderada por alguns momentos, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte.
Temperatura: amena, declinando à noite.
Vento: sudeste, passando a nordeste e noroeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 09 a 19 de junho de 2017

Para a manhã de 09/06 e no dia 18/06 há previsão de chuva em SC, devido à passagem de frentes frias pelo Sul do Brasil. Nos demais dias do período o sol aparecer com mais frequência no Estado e a temperatura fica mais baixa, sem indicativo de frio rigoroso.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 
AVISOS ANTERIORES:

AVISO 04/06/2017 – 06h47min : Chuva com descarga elétrica do Oeste ao Litoral Sul, nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

ALERTA SDC/SC – 04/06 07:55 – Alerta de ENXURRADA para SÃO CARLOS. Evite contato com a água, não dirigir em áreas alagadas ou transitar sobre pontes. Ligue 199 ou 193 

ALERTA SDC/SC – 04/06 09:00 – Alerta de ENXURRADA para ITAPIRANGA. Evite contato com a agua, nao dirigir em areas alagadas ou transitar sobre pontes. Ligue 199 ou 193

ALERTA SDC/SC – 04/06 10:00 – Alerta de ENXURRADA para SÃO CARLOS. Evite contato com a água, não dirigir em áreas alagadas ou transitar sobre pontes. Ligue 199 ou 193

ALERTA SDC/SC – 04/06 10:33 – Alerta RISCO DE ALAGAMENTO para ITAPIRANGA. Evite contato com a agua, nao dirigir em areas alagadas/transitar sobre pontes. Ligue 199 ou 193.

ALERTA SDC/SC – 04/06 11:27 – Alerta de ENXURRADA para MARAVILHA. Evite contato com a agua, nao dirigir em areas alagadas ou transitar sobre pontes. Ligue 199 ou 193

ALERTA SDC/SC – 04/06 12:47 – Alerta de ENXURRADA para ITAPIRANGA. Evite contato com a agua, nao dirigir em areas alagadas ou transitar sobre pontes. Ligue 199 ou 193

ALERTA -04/06 14:31 – Alerta de ENXURRADA para MARAVILHA. Evite contato com a agua, nao dirigir em areas alagadas ou transitar sobre pontes. Ligue 199 ou 193

ALERTA SDC/SC – 04/06 14:25 – Alerta de ENXURRADA para SAO CARLOS. Evite contato com a agua, nao dirigir em areas alagadas ou transitar sobre pontes. Ligue 199 ou 193

[18:07, 4/6/2017] EPAGRI-CIRAM: 04/06/2017 – 18h07min: Persiste a condição de chuva moderada a forte com descarga elétrica em todas as regiões catarinenses com exceção do Litoral Norte e Planalto Norte, nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram). 

 

[18:55, 4/6/2017] EPAGRI-CIRAM: 04/06/2017 – 18h55min: Na próxima hora condição de chuva forte com descarga elétrica nas proximidades dos municípios de Leoberto Leal, Angelina e Major Gercino (Epagri/Ciram).

[19:33, 4/6/2017] EPAGRI-CIRAM: 04/06/2017 – 19h33min: Na próxima hora, núcleo de instabilidade com condição de chuva forte e alta atividade elétrica (raios) na Grande Fpolis (Epagri/Ciram).

[20:53, 4/6/2017] EPAGRI-CIRAM: 04/06/2017 – 20h53min: Persiste a condição de chuva moderada com descarga elétrica em todas as regiões catarinenses, com exceção do Litoral Norte e Planalto Norte em áreas próximas ao PR, nas próximas 2 horas. Entre o Meio Oeste, o Vale do Itajaí e a Grande Fpolis núcleos de instabilidade com chuva de intensidade por vezes forte (Epagri/Ciram).

[21:09, 4/6/2017] EPAGRI-CIRAM: 04/06/2017 – 21h08min: Persiste a condição de chuva moderada com descarga elétrica em todas as regiões catarinenses, com exceção do Litoral Norte e Planalto Norte em áreas próximas ao PR, nas próximas 2 horas. Entre o Meio Oeste, o Planalto Sul, o Vale do Itajaí e a Grande Fpolis núcleos de instabilidade com chuva de intensidade por vezes forte (Epagri/Ciram).

[21:56, 4/6/2017] EPAGRI-CIRAM: 04/06/2017 – 21h56min: Persiste a condição de chuva moderada a forte com descarga elétrica em todas as regiões catarinenses, principalmente entre a Grande Fpolis e o norte do Estado na próxima hora.

[23:02, 4/6/2017] EPAGRI-CIRAM: 04/06/2017 – 23h01min: Persiste a condição de chuva moderada a forte com descarga elétrica em todas as regiões catarinenses na próxima hora, de forma mais intensa no Planalto Sul, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram).