AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 04.07.2015

ATENÇÃO 04/07/2015 – 06h41m: Nas próximas 3 horas, rajadas de vento de 60 a 80 km/h no Planalto Sul e Litoral Sul de SC. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO – Frio e geada neste final de semana em SC. Fonte: Epagri/Ciram

Neste sábado (04/07), a temperatura encontra-se em declínio e o frio deve se intensificar na noite e madrugada de domingo (05/07) podendo a chegar com valores negativos (-4 ºC e -1ºC) na região do Planalto Sul Catarinense. Condição de formação de geada, especialmente na madrugada de domingo (05/07). Vento do quadrante Sul de intensidade moderada a forte e persistente, aumentando a sensação de frio. Rajadas de 60 a 80 km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul.

ATENÇÃO – Sábado e domingo com vento forte e mar muito agitado no Litoral de SC. Fonte: Epagri/Ciram

Neste sábado (04/07) e manhã de domingo (05/07), vento forte de sul com velocidade média de 40 e 50 km/h e rajadas fortes de 60 a 80 km/h no Planalto Sul e Litoral Catarinense, deixa o mar fica muito agitado com picos de 3,0 e 4,0 m afastado da costa, especialmente próximo ao Litoral Sul e Florianópolis. Há risco para atividades de pesca e navegação neste período.

 Recomendações da Defesa Civil SC: 

Frio intenso: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. 

Geada: produtores rurais devem adotar medidas preventivas. 

Gelo na pista: atenção ao trafegar em vias e rodovias da Serra e áreas altas do Estado. Tenha a máxima cautela, transitando com velocidade reduzida e redobrada atenção. Ao se depararem com gelo sobre a pista, não prossiga e imediatamente peça auxilio ao Policia Militar Rodoviária pelo fone 198. 

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Sábado (04/07): Presença de nuvens com aberturas de sol no decorrer da manhã na maioria das regiões. Temperatura em declínio acentuado no período noturno, a mínima ocorrerá à noite.

AVISO: Vento moderado a forte persistente, com rajadas de 60 a 80 km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul. Mar muito agitado próximo a costa Catarinense, especialmente no Litoral Sul e Florianópolis.

Sistema Meteorológico: Frente fria em alto mar e o avanço de uma massa de ar polar.

04.07.2015 Colorida

Imagem Satélite GOES-13 Colorida BM 04.07.2015 07h00m

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Domingo (05/07): Presença de sol com poucas nuvens no decorrer do dia na maioria das regiões. Temperatura em declínio na madrugada e em elevação durante à tarde.

AVISO: Temperatura negativa no Planalto Sul (-4ºC) e geada moderada a forte.

Sistema Meteorológico: influência de uma massa de ar polar.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Segunda-feira (06/07) com aumento de nuvens e chuva à tarde no Oeste, Meio Oeste e Litoral Norte e à noite, no Planalto Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, devido formação de áreas de instabilidade associada de uma nova frente fria. Temperatura em elevação.

Na terça-feira (07/07), a frente fria provoca chuva em todas as regiões.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.  

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil