AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 04.07.2018 – HL

nowcasting

OBSERVAÇÃO – 04/07 20:20 – Permanece condições de chuva fraca a moderada sobre a região do Litoral Sul nas próximas 3 horas. Ocorrências Ligue 199 ou 193.

________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

MAR AGITADO NO LITORAL SUL E GRANDE FLORIANÓPOLIS!

Início: 04/07/2018 às 11:00h

Fim: 05/07/2018 às 12:00h

Região: Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Previsão: mar agitado com altura de onda de 2,0 m próximo à costa e picos de 2,5 a 3,0 m, em áreas afastadas da costa.

Sistema: deslocamento de uma frente fria para alto mar e um sistema de alta pressão em deslocamento pelo sul do Brasil.

Clóvis Corrêa – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

Muitas nuvens e temperatura baixa nesta quarta-feira

Quarta-feira (04/07) – OBSERVAÇÃO PARA CHUVA PERSISTENTE PRINCIPALMENTE NO PLANALTO SUL E LITORAL SUL – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: encoberto na maior parte de SC, com chuva no decorrer do dia no Meio-Oeste em áreas de divisa com o RS e com valores mais significativos no Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões do Estado nebulosidade com chuva por alguns momentos na manhã e parte da tarde na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte melhorando no decorrer do dia.

Temperatura: em elevação no Oeste e Meio Oeste próximo ao PR onde há mais aberturas de sol e permanece baixa na maior parte no Estado devido à chuva e à nebulosidade.

Vento: nordeste, com variações de noroeste do Oeste ao Planalto e com variações de leste no Litoral, fraco.

Sistema: Massa de ar frio (alta pressão com centro no Uruguai) deslocando-se lentamente em direção ao oceano. Cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o litoral do PR e SC e jato subtropical em níveis altos da atmosfera sobre o RS e SC.

Quinta-feira (05/07) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: mais encoberto com chuva no Planalto Sul, Litoral Sul especialmente nas áreas de divisa com o RS, e na Grande Florianópolis, melhorando à tarde. Nas demais regiões nevoeiros ao amanhecer, com variação de nebulosidade alternando com aberturas de sol no decorrer do dia.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, com variações de sudeste no Litoral, fraco a moderado.

Sistema: Massa de ar frio (alta pressão com centro no litoral do Uruguai e RS) perdendo força e jato subtropical em níveis altos da atmosfera sobre o RS e litoral sul de SC.

Sexta-feira (06/07) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: aberturas de sol em SC, com mais nuvens a partir da tarde ao sul de Florianópolis e chuva fraca à noite no Planalto Sul.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sábado (07/07)

Tempo: firme com sol em SC, alternando com algumas nuvens no Litoral Sul.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado.

Domingo (08/07)

Tempo: aberturas de sol, com aumento de nuvens e pancadas muito isoladas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: elevada, declinando rapidamente durante a tarde. A temperatura mínima deverá ocorrer à noite.

Vento: noroeste, passando a sudoeste a partir da tarde, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 09 a 18 de julho de 2018

Nesse período massas de ar frio em SC deixam a temperatura baixa e, entre 14 e 16/07, uma frente fria passa pelo Estado causando chuva em todas as regiões catarinenses.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO – 04/07 17:20  Permanece condições de chuva moderada sobre a região Litoral Sul. Ocorrências Ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO SMS – 04/07 14:06 – Pancadas de chuva moderada a isoladamente forte na região do Planalto Sul e Litoral Sul. Nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193

ATENCAO 04/07 12:00 – PANCADAS DE CHUVA MODERADA A ISOLADAMENTE FORTE na região do Litoral Sul nas proximas 2h. Ocorrencias ligue 199 ou 193.

OBSERVAÇÃO 04/07/2018 11:06 – Nas próximas 3 horas, persistência de chuva fraca a localmente moderada no Meio Oeste, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

ATENÇÃO SMS – 04/07 08:25 – CHUVA MODERADA persistente entre Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.