AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 04;09;2016

ALERTA

ALERTA 04/09/2016 – 08h30min: Risco de deslizamentos de terra nos municípios de Bombinhas, Porto Belo, Florianópolis, São José e Governador Celso Ramos, devido a condição de chuva persistente para as próximas horas nas regiões Litoral Norte, Grande Florianópolis, áreas do Vale do Itajaí e Litoral Sul, e os altos acumulados registrados. Incluindo o Risco de alagamentos para os Municípios de Bombinhas, Porto Belo e Florianópolis. CENAD/CEMADEN

AVISO METEOROLÓGICO 04/09/2016 – EPAGRI-CIRAM

Nas últimas 24h a chuva foi mais intensa no Litoral (acumulado de 50 a 80 mm em média), com pancadas mais fortes em Porto Belo, Bombinhas, Navegantes, Florianópolis e Governador Celso Ramos, onde ocorreram pontuais acima dos 100mm. A chuva mais intensa já ocorreu, embora ainda se estenda pela manhã e parte da tarde deste domingo mais já diminuindo. Nas próximas 8 horas a previsão é de acumulado médio de 20 a 30 mm no Litoral, podendo ocorrer pontuais maiores entre Florianópolis e o Litoral Sul de SC.

Na segunda-feira (05/09) volta a chover do Oeste ao Norte do Estado a partir da tarde. Entre a noite e início da manhã de terça-feira (06/09) ocorre chuva em todas as regiões, mais intensa do Planalto ao Litoral, com valores de 30 a 50 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores no Litoral.

Nas próximas 36h (domingo a manhã de terça-feira) o Litoral de SC permanece em atenção devido ao risco de deslizamentos de terra.

—————————————————————————————————

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

—————————————————————————————————

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Domingo (04/09) – AVISO PARA DESLIZAMENTOS DE TERRA

Tempo: céu encoberto com chuva em SC. No decorrer do dia, a chuva diminui a partir do Oeste e Meio Oeste, dando uma trégua à noite para todo Estado. Devido à chuva intensa ocorrida no Litoral nas últimas 24h, o mesmo permanece em atenção com risco de deslizamentos, especialmente na região de Balneário Camboriú, Florianópolis e Imbituba.

Temperatura: com pouca variação, devido à nebulosidade e chuva.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.

Sistema: Ciclone em formação no Litoral. Corrente de jato de altos níveis.

Segunda-feira (05/09) – ATENÇÃO PARA CHUVA INTENSA – DESLIZAMENTOS DE TERRA

Tempo: o sol aparece entre nuvens pela manhã. À tarde, a chuva retorna ao Oeste e Norte do Estado, atingindo todas as regiões à noite e podendo ser mais intensa do Planalto ao Litoral. Permanece em atenção devido ao risco de deslizamentos de terra.

Temperatura: em pequena elevação.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.

Sistema: formação de uma frente fria no litoral Sul do Brasil.

————————————————————————————-

Terça-feira (06/09) – OBSERVAÇÃO PARA DESLIZAMENTOS DE TERRA (Acompanhar boletins!)

Tempo: na madrugada ainda ocorre chuva em boa parte do Estado, mais intensa no Planalto Norte e Litoral Norte, associada a frente fria. No decorrer da manhã a chuva diminuiu e o sol volta a aparecer na maioria das regiões, acompanhado de mais nuvens do Oeste ao Sul.

Temperatura: em declínio, mais acentuado a partir da noite, com a chegada de uma massa de ar frio.

Vento: sudoeste a oeste, fraco a moderado com rajadas.

————————————————————————————-

Quarta e quinta-feira (07 e 08/09)

Tempo: seco com presença de sol e algumas nuvens no Estado.

Temperatura: baixa no início do dia, principalmente no Planalto e Meio Oeste, onde há condição de geada.

Vento: sudeste a sudeste, virando para nordeste na quinta, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 09 a 19 de setembro de 2016

O período inicia com tempo estável e temperatura em elevação em SC. A partir do dia 13/09 volta a ocorrer chuva frequente novamente no Estado. A temperatura deve seguir amena na maior parte do período.

————————————————————————————-

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta