AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 04.11.2015

ATENÇÃO 04/11/2015 – 23h59m: Nas próximas 3 horas, chuva persistente fraca a moderada nas regiões Meio-Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 04/11/2015 – 23h30m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Extremo-Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

ALERTA PARA DESLIZAMENTOS DE TERRA EM SC – 04/11/2015

Devido ao alto acumulado de chuva ocorridos nas ultimas semanas no Estado,  e a previsão da persistência na condição de instabilidade para os próximos dias mantendo o solo encharcadohá Risco de Deslizamentos de terra, especialmente nas áreas entre o Planalto ao Litoral de SC.

Maiores acumulados de chuva nas últimas 96hs (10hs – 04/11/2015) em SC: SANTA ROSA DE LIMA 130 mm, GARUVA 127 mm, SÃO FRANCISCO DO SUL 110 mm, RIO FORTUNA 107 mm, ARAQUARI 99 mm, JOINVILLE 98 mm, PRAIA GRANDE 94 mm, SCHROEDER 93 mm, BLUMENAU 87 mm, RODEIO 86 mm, GAROPABA 85 mm, GUARAMIRIM 85 mm, JARAGUÁ DO SUL 84 mm, POMERODE 83 mm, CORUPÁ 74 mm, ANTÔNIO CARLOS 72 mm, GAROPABA 72 mm, MORRO GRANDE 72 mm, ARAQUARI 72 mm, FLORIANÓPOLIS 67 mm, ITAPOÁ 65 mm, SALETE 65 mm ,ORLEANS 64 mm, BARRA VELHA 64 mm, GUARAMIRIM 63 mm, JARAGUÁ DO SUL 63 mm, TIMBÓ 61 mm e ITAPEMA 61 mm.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

AVISO METEOROLÓGICO – 04/11/2015 – Fonte: Epagri-Ciram

Quarta (04) e quinta-feira (05/11) com previsão de chuva mais forte em SC

Na quarta-feira (04/11): a chuva segue de forma continua na maioria das regiões catarinenses, em especial do Planalto Norte e Litoral, com acumulado médio de 20 a 30 mm e pontuais de 40 a 60 mm.

Na quinta-feira (05/11): a chuva diminui um pouco em SC, com acumulado de 10 a 20 mm, podendo ser mais volumosa no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com pontuais de 40 a 50 mm.

Na sexta-feira (06/11): chove fraco na madrugada e manhã da Serra ao Litoral.

No sábado (07/11): chove isoladamente a tarde e noite no Oeste e Meio Oeste.

Acompanhe os próximos boletins, a primavera é uma estação com mudanças bruscas no tempo.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Inundações/Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO HIDROLÓGICA NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO EM SC – 04/11/2015

As chuvas intensas das últimas semanas elevaram os níveis dos rios, provocando inundações nas bacias dos Rios Itajaí, Iguaçu – Planalto Norte, Canoas – Planalto Sul. Em todas as estações monitoradas, os rios estão baixando gradualmente, e alguns devido ao relevo, de forma mais lenta. Segundo a Epagri/Ciram, há persistência na condição de instabilidade para os próximos dias em SC. Por isso, mantem-se a SITUAÇÃO DE ATENÇÃO para inundações nestas bacias, devido ao solo estar saturado, e os níveis dos rios elevados.

Planalto Norte

Três Barras (Rio Canoinhas): Leitura de 04/11 – 07h – 6,27m – baixando lentamente- emergência. (cota máxima atingida: 7,12m as 04h de 20/10)

Planalto Sul

Otacílio Costa (Rio Canoas): Leitura de 04/11 – 07h – 7,45m – baixando lentamente – emergência (cota máxima atingida: 9,22m as 16h de 25/10).

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC (Epagri-Ciram)

Quarta-feira (04/11):

Tempo: Instável com céu encoberto e chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos, em especial no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral, principalmente da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, mais detalhes no Aviso Meteorológico.

Temperatura: amena devido à cobertura de nuvens e vento sudeste.

Vento: Sudeste, com variação para nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: Cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC e avanço de uma frente fria pelo oceano.

Quinta-feira (05/11)

Tempo: Predomínio de nuvens e chuva em SC, melhorando no fim do dia a partir do Oeste e Sul do Estado. No Litoral, a chuva pode ser mais intensa.

Temperatura: Pequena elevação devido à cobertura de nuvens e vento sudeste.

Vento: Sudeste, com variação para nordeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado.

Sistema: Cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC. Avanço de um sistema de alta pressão no Estado.

Sexta-feira (06/11):

Tempo: Nebulosidade variável com chance de aberturas de sol na maioria das regiões. Mesmo assim, do Planalto ao Litoral há condições de chuva fraca em alguns momentos.

Temperatura: Temperatura em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sábado (07/11):

Tempo: Nebulosidade variável com chance de aberturas de sol na maioria das regiões. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte há condições de chuva fraca em alguns momentos. No Oeste e Meio Oeste ocorrem pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: Temperatura em elevação.

Vento: Leste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 08 a 18 de novembro de 2015

O período segue com o padrão observado na primeira semana de novembro, com dias mais nublados e com chuva frequente, especialmente por influência de áreas de baixa pressão. Até o momento, o indicativo é de poucos dias de tempo mais firme sem chuva, mais provável no período de 13 a 15/11.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Secretaria de Estado da Defesa Civil