AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 04.12.2015

 

AVISO 04/12/2015 – 16h30min: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva moderada a forte com descargas elétricas (raios) e risco de granizo e rajadas de vento forte no Planalto Norte, Alto Vale do itajaí e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

AVISO 04/12/2015 – 14h40min: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva moderada a forte com descargas elétricas (raios) e risco de granizo e rajadas de vento forte no, Meio Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí.  (Epagri/Ciram)

AVISO – 04/12/2015 13h25m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada a forte com raios e risco de granizo isolado com rajadas fortes de vento no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Alto Vale do Itajaí. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO – 04/12/2015 10h55m Nas próximas 3 horas, chance de pancadas de chuva com raios e risco de granizo isolado com rajadas fortes de vento no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste de SC. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO – 04/12/2015 09h50m: Na próxima hora, risco de pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) e possibilidade de granizo isolado com rajadas de vento forte na região de Chapecó e proximidades.(EPAGRI/CIRAM)

AVISO METEOROLÓGICO – 04/12//015  (EPAGRI/CIRAM)

Nesta sexta-feira (04/12) o tempo permanece instável com muitas nuvens em todas as regiões, mais encoberto com chuva e descargas elétricas (raios) a qualquer momento no Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões do Estado a chuva ocorre durante a tarde e à noite. O volume de chuva no estado varia entre 10 e 30 mm.

Além de chuva e descargas elétricas (raios), podem ocorrer rajadas de vento, principalmente no Planalto Sul, no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, devido à maior instabilidade atmosférica nestas regiões.

Acompanhe atualizações de boletins!

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Permanecer em local seguro; Não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados; Fechar janelas e portas; Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Sexta-feira (04/12) – AVISO 

Tempo: Céu encoberto em todas as regiões de SC, com chuva e descarga elétrica no decorrer do dia no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Durante a tarde a chuva se estende a todas as regiões.

Temperatura: amena, porém com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste, com variações de noroeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de leste nas demais regiões, com intensidade fraca a moderada com rajadas especialmente no Planalto Sul, Oeste e Meio Oeste.

Sistema: Corrente de jato em altos níveis sobre Argentina, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Sistema de baixa pressão sobre o sul do Paraguai, estendendo-se a SC.
04.12.2015 Realçada

Sábado (05/12) – ATENÇÃO

Tempo: Variação de nuvens na maior parte de SC, com pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite. 

Temperatura: amena com sensação de ar abafado à tarde, diminuído de forma mais acentuada no período noturno.

Vento: noroeste, passando a sul entre a tarde e noite, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

Sistema: Áreas de baixa pressão e nova frente fria em deslocamento por SC.

Domingo (06/12) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Variação de nuvens, com aberturas de sol em SC. Entre a tarde e noite pancadas de chuva no Litoral Sul, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Temperatura: próximas a 21°C no Planalto Sul e a 24°C nas demais regiões durante a tarde. Na madrugada e início da manhã mais baixa em relação aos dias anteriores, principalmente no Meio Oeste, Planalto Sul e áreas altas do Vale do Itajaí e grande Florianópolis.

Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado, com rajadas pela manhã.

Segunda-feira (07/12)

Tempo: Tempo firme com presença de sol em todas as regiões de SC. Na madrugada e amanhecer condições favoráveis à formação de nevoeiros isolados, especialmente nas áreas altas do Meio Oeste, Vale do Itajaí e Planalto catarinense.

Temperatura: amena devido aos ventos de sul.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Terça-feira (08/12)

Tempo: Tempo firme, com variação de nuvens em todas as regiões catarinenses.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste e nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

TENDÊNCIA de 09 a 18 de dezembro de 2015

No dia 09/12 e entre os dias 12 e 13 o sol aparece em todas as regiões de SC. Entre os dias 10 e 11/12 e entre os dias 14 e 17/12 a chuva será frequente, ocorrendo principalmente no período da tarde.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos Anteriores:

ATENÇÃO 04/12/2015 – 08h00m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Extremo Oeste de SC. (EPAGRI/CIRAM)