AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 04.12.2016

ATENÇÃO 04/12/2016 – 22h30min: Nas próximas 3 horas, persiste condições de rajadas de vento de 40 a 60 km/h no Litoral Norte e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

————————————————————————————

Recomendações da Defesa Civil para Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

ALERTA

ALERTA PARA DESLIZAMENTOS DE TERRA – 04/12/2016 08h00min (Atualização)

Nas últimas 24 horas os acumulados de chuva superaram os 100 mm em vários municípios das regiões da Grande Florianópolis e Litoral Sul catarinense. Em virtude dos altos acumulados de chuva, com a saturação do solo, e a previsão de chuva com menor intensidade para o decorrer do domingo (04), há risco para deslizamentos de terra, especialmente em Imbituba, Garopaba, Florianópolis, Palhoça, Tubarão, Timbè do Sul, Nova Veneza,  São José, Antônio Carlos e Governador Celso Ramos.

Dados: CENAD –  Defesa Civil SC – Cemaden.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

——————————————————————————–

AVISO

ATUALIZAÇÃO DE AVISO MARÍTIMO 04/12/2016 16h00min – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

VENTOS FORTES – MAR AGITADO – RESSACA

Neste domingo (04/12) um ciclone (sistema de baixa pressão) na área oceânica, próximo ao Litoral de SC mantém o vento de sudeste e sul, intenso e persistente, deixando o mar muito agitado a grosso com ondas altas, com picos podendo chegar a 3,0 m. Esta condição traz risco para atividades de navegação e pesca no Litoral de SC especialmente em áreas afastadas da costa e risco de ressaca para a área costeira catarinense.

 
Na segunda-feira (05/12) mar continua muito agitado no litoral catarinense ainda devido ao ciclone que se afasta lentamente, com possibilidade ressaca em áreas próximas à costa.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado e distante das janelas, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

 Mar agitado: há risco para navegação e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

 ———————————————————————————-

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI-CIRAM

 

Domingo (04/12) – AVISO PARA VENTOS FORTES – MAR AGITADO – RISCO DE RESSACA

Tempo: muitas nuvens em SC, mais encoberto no litoral e chuva principalmente na Grande Florianópolis, Litoral Sul e Planalto Sul. O tempo melhora no decorrer do dia, com aberturas sobre tudo no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte.

Temperatura: amena na maior parte do estado, mais elevada no Oeste e Meio Oeste.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado, mais intenso e persistente com rajadas no Litoral, mais forte na Grande Florianópolis e Litoral Sul.

Mar: muito agitado a grosso com ondas altas com picos de 3,0 a 4,5 m, trazendo risco para a região litorânea para atividades ao livre, para navegação e pesca na costa catarinense, e em áreas afastadas em oceano aberto. Há risco de ressaca para toda a costa catarinense. 

Sistema: baixa pressão sobre o oceano, em frente ao litoral norte do RS e sul de SC, afastando-se para leste.

 ————————————————————————————————

 

Segunda-feira (05/12) – ATENÇÃO PARA MAR AGITADO – RISCO DE RESSACA

Tempo: Na Grande Florianópolis e Litoral Sul céu com muitas nuvens e chuva em boa parte do dia, melhorando à tarde. Nas demais regiões aberturas de sol com poucas nuvens.

Temperatura: em elevação, principalmente no Oeste.

Vento: sul e sudeste, fraco a moderado.

MAR: permanece muito agitado a grosso no litoral catarinense, e risco de ressaca. Perigo a navegação e a atividades de pesca.

 ————————————————————————————————

  

Terça-feira (06/12)

Tempo: mais nuvens no início da manhã, com presença de sol na maior parte do dia, em todas as regiões. 

Temperatura: elevada em todas as regiões.

Vento: sudeste, fraco a moderado. 

 ————————————————————————————————

 

Quarta-feira (07/12) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol e calor com pancadas de chuva no período da tarde, em todas as regiões. 

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste fraco a moderado, com variações de sudeste do Oeste ao Litoral Sul e com variações de leste da Grande Florianópolis ao Norte. 

 ————————————————————————————————

 

 Quinta-feira (08/12) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: muitas nuvens com chuva no decorrer do dia, mais intensa e persistente, com volumes mais significativos em áreas próximas à divisa com o PR.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste/nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 ————————————————————————————————

 

TENDÊNCIA de 09 a 19/12 de 2016

Chuva frequente em Santa Catarina, devido a áreas de baixa pressão e à passagem de frentes frias entre os dias 08 e 10 e novamente entre os dias 14 a 18/12. Temperatura elevada, sobretudo no Oeste.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 04/12/2016 – 18h30min: Nas próximas 3 horas, rajadas de vento de 40 a 60 km/h no Litoral Norte e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO – 04/12/2016 16h00min: Nas próximas 3 horas, persistem os ventos moderados a fortes de quadrante Sul (20 a 50 km/h) com possibilidade de rajadas acima dos 60 km/h por momentos na região litorânea catarinense. Recomendações da Defesa Civil para Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

ATENÇÃO 04/12/2016 – 16h50min: Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) e risco de rajadas de vento moderadas a fortes localmente no Alto Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram)