AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 06.06.2017

 ATENÇÃO – 06/06/2017 16h00min: Nas próximas 2 horas, persistem as condições de pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte e Litoral Norte e chuva moderada no Alto Vale e Planalto Sul de SC. (Epagri/Ciram)

nowcasting

ALERTA PARA RISCO DE DESLIZAMENTOS DE TERRA EM SC !

Em virtude dos altos volumes de chuva registrados no estado nos últimos dias, há risco para deslizamentos de terra em todas as regiões do Estado de SC, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Municípios com risco moderado para ocorrências: Lages, Criciúma, Morro da Fumaça, Alfredo Wagner, Anitápolis, Garopaba, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, Ituporanga,Vidal Ramos, Imbituba, Rancho Queimado, Florianópolis, São José, Antonio Carlos, Águas Mornas, Governador Celso Ramos, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Itajaí. Fonte: CENAD. Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

ALERTA PARA RISCO DE INUNDAÇÕES EM SC !

Há risco de inundações nos médios e grandes rios nos municípios do Vale do Itajaí, especialmente no Alto Vale, Rio Canoas, Rio Caraá, Rio Uruguai, e todas as bacias do Litoral Sul.  

Atenção para possibilidade de inundações nas Bacias do Rio do Peixe, Rio Negro, Rio Tijucas e Rio Queimados.  

Acompanhe o monitoramento e as atualizações de boletins. Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

________________________________________________________________

 AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

 PREVISÃO DE CHUVA PERSISTENTE E VOLUMES ELEVADOS PARA SC!

Inicio: 06/06/2017 às 08:30h

Fim: 09/06/2017 às 06:00h 

RegiõesTODAS AS REGIÕES DE SC.

Previsão: Condição de chuva frequente nos próximos dias, resultando em volume elevado.

Acumulados de chuva previstos:

Terça-feira10 a 30 mm em média no Estado e pontuais em torno de 40 mm no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte SC.

Quarta-feira: 10 a 30 mm em média no Estado.

Quinta-feirachuva mais intensa, com valores de 40 a 60 mm em média e pontuais em torno de 100 mm, no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas outras regiões, média de 30 a 40 mm.

Sistemacavado (área alongada de baixa pressão) e uma nova frente fria avançando na quinta-feira. 

No decorrer da sexta-feira (09/06) o sol volta a aparecer no Estado com declínio acentuado de temperatura, devido a chegada de uma intensa massa de ar frio.

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues –  Meteorologistas Epagri/Ciram 

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

 _________________________________________________________________

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Terça-feira (06/06) – AVISO PARA ELEVADOS VOLUMES DE CHUVA – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: variação de nuvens com chuva fraca pela manhã. No fim da tarde e noite a chuva pode ser moderada em alguns momentos.

Temperatura: amena.

Vento: noroeste do Oeste ao Planalto, e de sudoeste a sudeste nas demais regiões, fraco a moderado.

Sistema: frente estacionária em SC.

 

Quarta-feira (07/06) – AVISO PARA ELEVADOS VOLUMES DE CHUVA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: variação de nuvens com chuva fraca a moderada, alterando com períodos sem chuva.

Temperatura: amena.

Vento: noroeste do Oeste ao Planalto, e de sudeste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.

Sistema: formação de um cavado (áreas alongadas de baixa pressão) no Sul do Brasil.

 

Quinta-feira (08/06) – AVISO PARA ELEVADOS VOLUMES DE CHUVA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: uma nova frente fria avança por SC, provocando chuva moderada a forte do Oeste ao Litoral Sul, no decorrer do dia. Nas demais regiões, a chuva está prevista especialmente para tarde e noite. Há risco de temporais isolados no Estado.

Temperatura: amena, declinando à noite.

Vento: nordeste/noroeste, passando a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira (09/06) – OBSERVAÇÃO PARA DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: chuva de Florianópolis ao norte do Estado na madrugada, melhorando com sol no decorrer do dia. Do Oeste ao Litoral Sul, predomínio de nuvens em boa parte do dia, com chance de chuva fraca no Planalto Sul e Litoral Sul

Temperatura: em declínio acentuado com o avanço de uma intensa massa de ar polar. Chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul e Meio Oeste, entre a madrugada e manhã.

Vento: oeste a sudoeste, moderado com rajadas.

 

Sábado (10/06) – OBSERVAÇÃO PARA FRIO INTENSO – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: tempo seco e ensolarado em SC.

Temperatura: baixa, temperatura próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do Estado, com condições de geada ampla. O frio será intenso também no Litoral, com mínima de 4°C a 6°C.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 11 a 21 de junho de 2017

No período de 11 a 13/06, tempo mais firme com sol entre nuvens em SC, sem previsão de chuva. A partir do dia 14/06 há indicativo de chuva frequente novamente no Estado, com acumulados significativos, devido a uma frente que deve ficar estacionária no Sul do Brasil.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil