Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 06.10.2015

OBSERVAÇÃO 06/10/2015 13h:05 – Na próxima hora, risco de chuva e raios em Pomerode, Blumenau, Massaranduba, Rio dos Cedros e Corupá. Fonte: Epagri-Ciram

AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

Entre quinta-feira (08) e sexta-feira (09/10), chance de chuva forte, com descargas elétricas (raios) e temporais isolados, além de possibilidade de ventania e granizo em SC. Totais elevados de chuva nesse período, chegando a 150-200 mm em algumas localidades do Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Essa chuva representa mais do que o esperado para o mês inteiro. No restante do Estado, os totais de chuva devem ficar entre 70 a 80 mm no período, podendo superar 100 mm em algumas localidades.

Como a chuva deve se estender para o final de semana, o período entre 08 e 11/10 pode somar mais de 250 mm em algumas regiões do Estado!

Acompanhe diariamente atualizações dos Avisos Meteorológicos e Boletins de Previsão do Tempo!

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terradeve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Terça-feira (06/10): Nebulosidade variável com aberturas de sol e pancadas isoladas de chuva com raios no Planalto Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte, e especialmente no período da tarde e noite também no Oeste e Meio Oeste. Temperatura em elevação, mais alta no Oeste e Litoral Sul. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais fortes à tarde.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quarta-feira (07/10): Presença de sol entre nuvens em SC, com condições de pancadas isoladas de chuva do Oeste ao Litoral Sul, especialmente nas áreas mais próximas ao RS. Temperatura em elevação.

OBSERVAÇÃO: descarga elétrica e rajadas de vento associadas as pancadas de chuva. Risco de temporais isolados nas áreas mais próximas ao RS.

Sistema meteorológico: Cavado (área alongada de baixa pressão) entre o Paraguai e RS influencia SC. Frente fria chega no RS.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Quinta (08) e Sexta-feira (09/10): Céu encoberto e com chuva em todas as regiões de SC, devido ao avanço de uma frente fria.

ATENÇÃO: Chuva forte com totais elevados especialmente entre o fim da quinta e a sexta-feira, chegando a 150-200 mm em algumas localidades do Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Essa chuva representa mais do que o esperado para o mês inteiro no Planalto Sul e Litoral Sul. No restante do Estado, os totais de chuva devem ficar entre 70 a 80 mm no período, podendo superar 100 mm em algumas localidades. Descarga elétrica e temporais isolados com possibilidade de ventania e granizo.

Sábado (10/10), a chuva continua em boa parte do Estado, com períodos de melhoria no decorrer do dia no Oeste.

OBSERVAÇÃO: No sábado, total de chuva previsto de 10 a 20 mm no Oeste e de 40 a 50 mm do Meio Oeste ao Litoral. Vento forte de sudeste no Litoral, provocando agitação marítima, desfavorável para navegação de pequenas e médias embarcações.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos anteriores:

AVISO – 06/10/2015 12h:45 – Na próxima hora, risco de granizo isolado no Planalto Sul. Fonte: Epagri-Ciram

AVISO – 06/10/2015 12h:45 – Na próxima hora, risco de pancadas de chuva com raios em Pouso Redondo, Agrolândia, Braço do Trombudo, Otacílio Costa, Lages, Capão Alto, Bocaina do Sul, Painel e Grande Florianópolis Serrana. Fonte: Epagri-Ciram

AVISO – 06/10/2015 – 08h:45 – Nas próximas 2 horas, ainda risco de chuva com raios e granizo isolado no Planalto Sul. Fonte: Epagri-Ciram.

OBSERVAÇÃO 06/10/2015 – 07h00 – Nas próximas 2 horas, risco de pancadas de chuva com raios no Planalto Sul, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis.

OBSERVAÇÃO 06/10/2015 – 04h55min: Nas proximas 2 horas, risco de pancadas de chuva com raios no Planalto Sul e Vale do Itajaí. Finte: Epagri/Ciram.