Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 07.01.2015

ATENÇÃO – 20h40: Nas próximas horas (noite/madrugada), pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) em todas as regiões de SC. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO – 13h24: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) nas regiões Oeste, Meio-Oeste, Planaltos Norte e Sul e Vale do Itajaí. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO: Quarta-feira (07/01), entre tarde/noite, risco de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento durante o período de pancadas de chuva em todas as regiões de SC. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO: Entre os dias 08 (quinta) e 09/01 (sexta-feira), ocorrem chuva moderada a forte em todas as regiões de SC, devido a uma frente fria que passa pelo oceano próximo ao litoral do RS e de SC, intensificando áreas de baixa pressão em SC e PR. Os volumes de chuva previstos para o período (em 48 horas de 08 a 09/01) são mais significativos para os Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral Norte, com pontuais que podem chegar a 80 mm e 100 mm. Na maior parte do Estado os totais de chuva nesse período, variam entre 15 mm e 50 mm. Há risco de temporais com descargas elétricas (raios), granizo e chuva moderada a forte por alguns momentos, principalmente no decorrer da quinta-feira (08) e manhã de sexta-feira (09/01). Fonte: Epagri/Ciram – Acompanhe atualização dos boletins! 

Veja as recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Quarta-feira (07/01): Maior parte do dia com sol e temperatura em elevação em SC, com pancadas isoladas de chuva entre o fim da tarde e noite, típicas de verão, em todas as regiões de SC.

ATENÇÃO:  entre tarde/noite, risco para descargas elétricas (raios) e rajadas de vento durante o período de pancadas de chuva em todas as regiões de SC.

Sistema meteorológico: Sistema de baixa pressão entre o RS e Oeste de SC. Formação de núcleos de instabilidade devido ao calor e à alta umidade do ar à tarde.

 07.01.2015 Realcada

Imagem Satélite GOES-13 Realçada 20150107_10:30 GMT

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (08/01): Sol entre muitas nuvens em SC, com chuva pela manhã no Litoral Norte e Grande Florianópolis, no decorrer da tarde chuva moderada e forte por alguns momentos.

AVISO: Chuva moderada a forte com risco de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento. Pontuais mais significativos de chuva entre 40 e 50 mm, especialmente no Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Planalto Sul.

Sistema meteorológico: Áreas de instabilidade devido ao deslocamento de uma frente fria pelo oceano, próximo ao litoral do RS e de SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (09), no sábado (10) e no domingo (11/01): tempo instável com mais nebulosidade e condição de chuva por alguns momentos, principalmente no início e fim do dia.

AVISO: na sexta-feira (09/01), a chuva pode ocorrer com intensidade moderada a forte pela manhã.

ATENÇÃO: Risco de temporais isolados com descargas elétricas (raios) e rajadas fortes de vento, principalmente nas tardes e início das noites desse período.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil