Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 07.05.2016

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri-Ciram

Na Segunda-feira (09/05), chuva em todo o Estado. Total médio previsto de 40 mm a 60 mm,pontuais de 60 mm a 80 mm especialmente na divisa com o Paraná. Nessas regiões a chuva deve ser mais intensa e maior o risco de temporal (rajadas intensas de vento e granizo isolado).

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!  

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL

Sábado (07/05):

Tempo: predomínio de nuvens alternando com aberturas de sol no decorrer do dia. Persiste a condição de chuva em alguns períodos do dia de forma bem isolada. 

Temperatura: em elevação, permanecendo mais amena no Litoral e áreas próximas.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: cavado, com deslocamento para o Litoral, influencia SC.

Domingo (08/05):

Tempo: muitas nuvens com aberturas de sol em todas as regiões de SC. No período da tarde e noite ocorrem pancadas de chuva em todas as regiões.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a noroeste, fraco a moderado. 

Sistema:
 cavado, com deslocamento para o Litoral, influencia SC.

Segunda-feira (09/05) AVISO

Tempo: céu encoberto em SC, com chuva começando pelo Oeste ao Norte, se estendendo as demais regiões no decorrer do dia. A chuva pode ser mais intensa em alguns momentos no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. (Ver aviso).

Temperatura: pequena elevação devido à nebulosidade.

Vento: sudeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Terça-feira (10/05) – ATENÇÃO

Tempo: céu nublado com condições de chuva, devido ao deslocamento de uma frente fria. A chuva mais intensa na madrugada e de menor intensidade entre a tarde a noite.  

Temperatura: pequena elevação devido à nebulosidade.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Quarta-feira (11/05): 

Tempo: chove de forma isolada no início do dia, melhorando no decorrer do período

Temperatura: pequena elevação devido à nebulosidade.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 12 a 21 de maio de 2016

No início do período uma massa de ar frio e seco deixa o tempo estável com sol e poucas nuvens, e a temperatura baixa com chance de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, nos dias 13 e 15. A partir do dia 16 a previsão é dias mais nublados com condições de chuva, devido a áreas de baixa pressão e avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
  
defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil