AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 07.07.2015

ATENÇÃO 07/07/2015 – 19h25m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva moderada no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul de SC. Fonte Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO – Chuva e risco de temporal com pontuais elevados em SC. Fonte: Epagri/Ciram

Terça-feira (07/07) com chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos, devido a um sistema de baixa pressão que se intensifica a partir da noite. Risco de temporal com pontuais elevados de chuva, especialmente no Oeste e a partir da noite. O acumulado de chuva previsto de 20 a 40 mm em média no Estado, com pontuais de de 50 mm no Litoral Sul e de 70 a 90 mm no Oeste de SC. 

Quarta-feira (08/07) com chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos, especialmente na madrugada e manhã, devido à formação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical próximo do Litoral.  Risco de temporal com rajadas fortes de vento e pontuais elevados de chuva. O acumulado de chuva previsto de 20 a 40 mm em média no Estado, com pontuais de 50 a 70 mm no Oeste.  No decorrer da tarde ocorrem períodos de melhoria em algumas regiões. 

Na quinta (09) e na sexta-feira (10/07) a chuva dá uma trégua para SC, mas no fim de semana (11 e 12/07) volta a chover em todas as regiões. A previsão é que a chuva seja frequente e volumosa até a próxima terça-feira (14/07), com valores acima da média climatológica em algumas regiões, com risco de alagamentos e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis do Estado.

Acompanhe atualização de boletins !

 Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

 PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC Fonte: Epagri-Ciram

Terça-feira (07/07): Céu nublado a encoberto com chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos. Temperatura em pequena elevação, amena.

ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios), e temporal com pontuais elevados de chuva, especialmente no Oeste e a partir da noite. Acumulado de chuva previsto de 20 a 40 mm em média no Estado e pontuais de 50 mm no Litoral Sul e de 70 a 90 mm no Oeste. 

Sistema Meteorológico: um sistema de baixa pressão influencia SC e se intensifica a partir da noite.

07.07.2015 T Realcada

Imagem Satélite GOES-13 T Realçada 07.07.2015 08h00m

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quarta-feira (08/07): Céu nublado a encoberto com chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos, especialmente na madrugada e manhã. No decorrer da tarde ocorrem períodos de melhoria. Temperatura em pequena elevação, amena.

AVISO: para madrugada e manhã risco de descargas elétricas (raios), e temporal com pontuais elevados de chuva. Acumulado de chuva previsto de 20 a 40 mm em média no Estado e pontuais de 50 a 70 mm no Oeste.

Sistema Meteorológico: formação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical próximo do Litoral.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Quarta-feira (09/07), o sol volta a aparecer entre nuvens em boa parte do Estado, porém ainda há chance de chuva no Planalto Sul e Litoral Sul na madrugada e início da manhã. Temperatura em pequena elevação, amena.

Sexta-feira (10/07), sol com aumento de nuvens a partir do Oeste e Norte de SC. Temperatura em pequena elevação, amena.

Sábado (11/07) com tempo instável e chuva no decorrer do dia em todas as regiões. Temperatura em pequena elevação, segue amena. OBSERVAÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios)

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.  

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

ATENÇÃO 07/07/2015 – 16h35m: Nas próximas 3 horas, rajadas de vento entre 50 e 60km/h no Oeste e Meio Oeste de SC. Fonte Epagri/Ciram

ATENÇÃO 07/07/2015 – 13h05m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte de SC. Fonte Epagri/Ciram.