Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 07.11.2014

AVISO 07/11/2014 – 09:45h: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas e risco de granizo do Oeste ao Planalto e Vale do Itajaí. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO 07/11/2014 – 08:33h: Nas próximas 2 horas, risco de granizo no Planalto Sul, principalmente nos arredores de Capão Alto, Lages e Painel. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICONesta sexta-feira (07/11), um cavado (área alongada de baixa pressão) atuante entre o RS e SC intensifica-se, provocando chuva moderada a forte em alguns momentos em todo o Estado de SC. A chuva mais intensa está prevista do Oeste ao Litoral Sul, com acumulado de 60 a 80 mm em média e pontuais próximos a 100 mm, podendo ocorrer alagamentos. Nas demais regiões, o acumulado deve variar entre 40 e 50 mm. Risco de temporal com vendaval (rajadas acima de 60 km/h) e granizo isolado, especialmente para as regiões Oeste, Meio Oeste, Planaltos e Litoral Sul de SC.  Fonte: Epagri/Ciram 

Recomendações da Defesa Civil SC 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM 

Sexta-feira (07/11): Tempo instável com predomínio de nebulosidade e chuva em SC. A chuva mais intensa está prevista do Oeste ao Sul do Estado, com acumulado de 60 a 80 mm em média e pontuais próximos a 100 mm, podendo ocorrer alagamentos. Nas demais regiões, o acumulado deve variar entre 40 e 50 mm. Temperatura em pequena elevação.

AVISO: Temporal isolado com descargas elétricas, vendaval (rajadas acima de 60 km/h) e granizo isolado, especialmente do Oeste ao Sul do Estado.

Sistema meteorológico: cavado (área alongada de baixa pressão) entre o RS e SC.

07.11.2014 Colorida BM

Imagem Satélite GOES-13 Colorida BM 20141107_11:00 GMT

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (08/11): O dia começa com nuvens em SC e chuva isolada entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. No decorrer do dia, tempo seco com sol em todas as regiões. Temperatura em elevação, diminuindo entre a tarde e noite.

ATENÇÃO: rajadas de vento sul de 40 a 60km/h.

Sistema meteorológico: a instabilidade se afasta e um sistema de alta pressão (massa de ar mais seco) se aproxima de SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre domingo (09) e terça-feira (11/11), tempo seco com sol entre algumas nuvens em SC. Sem aviso.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil