AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 07.11.2015

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – 07/11/2015 (Epagri/Ciram)

No domingo (08/11), chuva durante boa parte do dia no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC. A condição de chuva diminui à noite. Nas outras regiões a chuva acontece a partir da manhã até o período noturno. Total diário previsto de 30 a 40 mm em média para o Estado, podendo ocorrer pontuais maiores isoladamente.

Mantem-se ATENÇÃO para o Risco de deslizamentos de terra, devido ao alto acumulado de chuva ocorridos nas ultimas semanas no Estado, e a previsão da persistência na condição de instabilidade para os próximos dias mantendo o solo encharcadoespecialmente nas áreas entre o Planalto ao Litoral de SC.

Acompanhe os próximos boletins, a primavera é uma estação com mudanças bruscas no tempo. Fique atento as recomendações da Defesa Civil !

Recomendações da Defesa Civil:

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC (Epagri-Ciram)

Sábado (07/11):

Tempo: Tempo estável com sol entre nuvens em SC. No Oeste e Meio Oeste, chuva isolada entre a tarde e noite.

Temperatura: em elevação, especialmente no Oeste.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado em todas as regiões.

Sistema: Sistema de alta pressão no oceano. Jato subtropical (ventos fortes em altos níveis).

Domingo (08/11):

Tempo: Chuva durante boa parte do dia no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. A condição de chuva diminui à noite. Nas outras regiões a chuva acontece a partir da manhã até o período noturno.

Temperatura: amena devido à cobertura de nuvens.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.

OBSERVAÇÃO: Total de acumulado de chuva diário previsto de 30 a 40 mm em média no Estado, podendo ocorrer pontuais maiores isoladamente.

Segunda-feira (09/11):

Tempo: Do Oeste ao Planalto, céu encoberto, melhorando com sol no decorrer do dia. No Litoral, sol na maior parte do dia com chuva isolada na madrugada e início da manhã.

Temperatura: em elevação, especialmente no Oeste.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.

Terça-feira (10/11):

Tempo: No Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, sol com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, o sol aparece entre nuvens.

Temperatura: em elevação, especialmente do Planalto ao Litoral.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (11/11):

Tempo: No decorrer do dia, sol com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite.

Temperatura: em elevação em todas as regiões.

Vento: fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 12 a 22 de novembro de 2015

Entre os dias 11 e 12, chuva em todas as regiões.  De 14 a 15, a chuva se concentra no centro-norte do Estado. Nos dias seguintes, tempo instável com céu encoberto e chuvoso.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Secretaria de Estado da Defesa Civil