Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 08.05.2016

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri-Ciram

Na Segunda-feira e na terça-feira (09 e 10/05) há previsão de chuva volumosa e risco de temporais. Areas de baixa pressão e a passagem de uma frente fria provocam chuva em todas as regiões de SC. A chuva será mais significativa no Planalto Norte e litoral Norte, com volume pontual previsto de 60 mm a 100 mm nesses dias. Nas demais regiões do estado os totais de chuva variam entre 30 e 40 mm. Há risco de temporal com descarga elétrica (raios) e rajadas de vento de 60 e 70 km/h.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!  

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL

 

Domingo (08/05):

Tempo: boa parte do dia com sol e muitas nuvens em SC. Entre a tarde e noite mais nebulosidade e chuva fraca em todas as regiões.

Temperatura: em elevação.

Vento: noroeste e norte, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) com formação de núcleos de nebulosidade sobre boa parte da região Sul do Brasil.

Segunda-feira (09/05) AVISO:

Tempo: muitas nuvens em SC, alternando com períodos de abertura no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Mais encoberto com chuva que ser mais intensa e com volume mais elevado, começando já pela manhã, do Oeste ao Planalto e no Litoral Norte, veja aqui em aviso Meteorológico.

Temperatura: pequena elevação devido à nebulosidade.

Vento: noroeste com variações de noroeste do Oeste ao Planalto e no Litoral Norte e com variações de leste no Litoral Sul e Grande Florianópolis, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) sobre SC, com intensificação de áreas de instabilidade durante a tarde.

Terça-feira (10/05) ATENÇÃO:

Tempo: encoberto com chuva na maior parte do dia, devido ao deslocamento de uma frente fria por SC. Chuva na madrugada e manhã, e à tarde com intensidade moderada a forte no Litoral Norte. O tempo melhora do Oeste ao Litoral Sul no decorrer da tarde e noite. 

Temperatura: pequena elevação devido à nebulosidade.

Vento: noroeste passando da sul, fraco a moderado com rajadas na madrugada e à tarde.

Quarta-feira (11/05):

Tempo: Encoberto pela manhã, com chuva por alguns momentos em todas as regiões de SC. O sol aparece em boa parte do estado no decorrer do dia, permanecendo com mais nebulosidade no Litoral Norte e Planalto Norte.

Temperatura: pequena elevação devido à nebulosidade.

Vento: sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Quinta-feira (12/05):

Tempo: mais nuvens e chuva fraca no período noturno do Planalto ao Litoral de SC, devido à umidade que chega do mar. Sol com algumas nuvens no Oeste e Meio Oeste de SC, devido ao avanço de uma massa de ar seco e frio.

Temperatura: baixa ao amanhecer e em pequena elevação no decorrer do dia.

Vento: sul e sudeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 13 a 22 de maio de 2016

No dia 13/05 mais nebulosidade e chuva fraca no Litoral de SC. Nos dias 16 e 17 uma frente fria passa por SC causando chuva e temporais em todas as regiões. Nos demais dias do período o sol aparece sempre acompanhado de nebulosidade. Queda mais acentuada na temperatura, com risco de gerada para as áreas altas do estado, ocorre nos dias 14 e 15/05 devido ao ar frio e seco que se instala no Sul do Brasil.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
  
defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil