AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 08.07.2015

ATENÇÃO 08/07/2015 – 15h41m: Nas próximas 3 horas, chuva fraca e persistente do Planalto ao Litoral. Rajadas de vento de 50 a 60 km/h no Oeste e Meio-Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

Quarta-feira (08/07) com chuva em SC, de intensidade fraca a moderada e forte por alguns momentos, devido à formação de um ciclone extratropical sobre o Litoral do Sul do Brasil.  O acumulado de chuva previsto de 20 a 30 mm em média no Estado, com pontuais de 60 a 80 mm. 

Quinta e sexta-feira (09 e 10/07): ainda chove na madrugada e manhã de quinta no Planalto Sul e Litoral Sul, próximo à divisa com o RS. A chuva dá uma trégua em SC até a sexta-feira.

No final de semana (11 e 12/07) volta a chover em todas as regiões. A previsão é que a chuva seja frequente e volumosa até a próxima terça-feira (14/07), com possibilidade de valores acima da média climatológica mensal em algumas regiões, com risco de alagamentos e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis do Estado.

Acompanhe atualização de boletins !

 Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Quarta-feira (08/07): Céu encoberto com chuva persistente em SC, de intensidade fraca a moderada e forte em alguns momentos.

AVISO: acumulado de chuva de 20 a 30 mm em média no Estado e pontuais de 60 a 80 mm.

Sistema Meteorológico: formação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical próximo do Litoral.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (09/07): mais nuvens em todo o estado e chuva na madrugada e manhã no Planalto Sul e Litoral Sul. No decorrer do dia, o tempo melhora a partir da divisa com o PR.

OBSERVAÇÃO: madrugada e manhã com chuva no Sul do Estado com pontuais previsto de 10 mm em média.

Sistema Meteorológico: ciclone extratropical próximo do Litoral.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Sexta-feira (10/07), sol entre nuvens em SC. Sem alerta.

Sábado (11) e domingo (12/07) com tempo instável e chuva no decorrer do dia em todas as regiões.

AVISO: Volumes mais elevados chuva no Estado, acima de 70/90 mm no período.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil