AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 10.04.2016

ATENÇÃO – 10/04/2016 22h00m: Nas próximas 2 horas, persistem condições de pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas (raios) no Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e áreas da Grande Florianópolis e Litoral Sul de SC. (Epagri/Ciram)

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Domingo e início da semana com chuva e temporais em SC !

Na tarde deste domingo (10/04), áreas de baixa pressão se intensificam provocando chuva com a intensidade moderada por alguns momentos em boa parte de Santa Catarina. A chuva se estende durante o início da próxima semana, com volumes mais elevados na segunda-feira e na terça-feira (11 e 12/04), principalmente na Grande Florianópolis e Litoral Sul do Estado. Há risco de temporais, com descargas elétricas (raios) e rajadas de vento entre 60 e 80 km/h, entre a tarde de domingo e manhã de segunda-feira.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Domingo e início de semana com chuva em SC

Chuva mais volumosa entre segunda e terça-feira !

Domingo (10/04) – AVISO

Tempo: Céu encoberto com chuva em SC, do Oeste ao Litoral Sul e na Grande Florianópolis pela manhã, estendendo-se para às demais regiões na tarde e noite.  Entre a tarde e noite há chance de temporais isolados, com chuva de intensidade moderada e forte por alguns momentos.

Temperatura: amena na maior parte das regiões e mais elevada (entre 28 e 30°C), no Litoral Norte.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais isolados.

Sistema: sistema de baixa pressão avança pelo Paraguai e Oeste do Sul do Brasil. Frente fria de fraca intensidade em deslocamento pelo oceano, em frente ao litoral do RS.

Segunda e terça-feira (11 e 12/04) – AVISO

Tempo: céu encoberto com chuva na maior parte do dia em SC. Permanece o risco de temporais localizados com chuva moderada ou forte por alguns momentos. O tempo melhora na tarde de terça-feira no Oeste. Nesses dias, a chuva deve ser mais intensa até a manhã de terça-feira no Litoral, especialmente na Grande Florianópolis e sul do Estado, resultando em totais significativos.

Temperatura: diminui.

Vento: nordeste com variações de sul/sudeste a partir da tarde de terça-feira, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Meio Oeste, Planalto e Litoral.

Sistema: sistema de baixa pressão em SC e RS.

Quarta-feira (13/04) – ATENÇÃO

Tempo: Mais nuvens e chuva especialmente do Planalto ao Litoral, com variação de nuvens e pancadas de chuva à tarde no Oeste e Meio Oeste, devido a um sistema de baixa pressão no RS que intensifica a instabilidade em SC.

Temperatura: com pouca variação, entre 22 e 25°C na maior parte do estado.

Vento: nordeste e sul, fraco a moderado com rajadas no Planalto Sul e Litoral.

Quinta-feira (14/04) – OBSERVAÇÃO

Tempo: Aberturas de sol em SC, com pancadas isoladas de chuva durante a tarde.

Temperatura: em rápida elevação no decorrer do dia.

Vento: noroeste, com variações de sul no final da tarde, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 15 a 24 de abril de 2016

Nos dias 15 e 16/04 a nebulosidade permanece com chuva pouco significativa no Litoral. Nos dias seguintes pouca chance de chuva significativa, sol e calor no início da tarde. Nos dias 18 e 19 uma frente fria passa pelo litoral de SC provocando chuva em boa parte do estado e, na sequencia, o ar mais frio diminui a temperatura.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 10/04/2016 – 17h40min: Nas próximas 2 horas, chuva e temporais localizados com descargas elétricas (raios) em todas as regiões de SC.

OBSERVAÇÃO 10/04/2016 – 13h17m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste e do Planalto ao Litoral de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 10/04/2016 – 10h46m: Nas próximas 2 horas, chuva persistente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 10/04/2016 – 08h30m: Nas próximas 2 horas, temporais e pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO 10/04/2016 – 05h30min: Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva e descargas elétricas (raios) na Grande Florianópolis. Risco de temporal. (Epagri/Ciram)