.AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 10.07.2015

ATENÇÃO 10/07/2015 – 20h20m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com raios do Litoral Norte a Grande Florianópolis e no Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

OBSERVAÇÃO 10/07/2015 – 20h20m: Nas próximas 3 horas, rajadas de vento de 40 a 50 km/h no Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO – PREVISÃO DE CHUVA INTENSA E TEMPORAIS EM SC PARA OS PRÓXIMOS DIAS !

Fonte: Epagri/Ciram

A partir da manhã desta sexta-feira (10/07) a chuva retorna a Santa Catarina, podendo vir acompanhada de raios e rajadas de vento no Oeste e Meio Oeste, se estendendo no fim do dia ao Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Sul.

De sábado a quarta-feira (11 a 15/07), a condição atmosférica se mantém instável com previsão de chuva intensa e temporais em SC. De domingo a terça-feira (12 a 14/07) são esperados os maiores acumulados de chuva no Estado, com pontuais acima de 100 mm (próximo ao esperado para o mês inteiro de julho) em boa parte do Estadoacima de 200 mm (o dobro do esperado para julho) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto NorteRisco de alagamentos e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis do Estado. Além da chuva há condições de temporais com vendaval e queda de granizo, principalmente entre o domingo e a segunda-feira.

Acompanhe atualização de boletins !  

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal 199  ou o Corpo de Bombeiros 193. 

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram 

Sexta-feira (10/07): sol e tempo estável pela manhã em todas as regiões, com aumento de nuvens e pancadas de chuva no Extremo Oeste. A partir da tarde a chuva se estende ao Oeste e Meio do Estado. À noite, a chuva deve atingir também as regiões do Planalto Norte, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas demais regiões, ocorre aumento de nuvens. 

ATENÇÃO: Ocorrência de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento que devem acompanhar os núcleos de chuva que vão atingir o Estado. Há risco também para granizo isolado. 

Sistema Meteorológico: as condições atmosféricas estão associadas ao transporte de calor e umidade e à presença de um cavado em níveis médios e um sistema de baixa pressão superfície.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE: 

Sábado (11/07): O dia deve iniciar já com chuva em todas as regiões do Estado. No decorrer do dia, chuva a qualquer hora em todas as regiões, com maior volume esperado para o Oeste. No Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto sul a previsão é também de chuva muito significativa. Nas demais regiões a chuva tem um volume menor. 

AVISO: Volume de chuva significativo, com risco de descargas elétricas (raios), rajadas de vento e granizo de forma isolada, especialmente para o Oeste de SCNo Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul a previsão é também de chuva muito significativa. 

Sistema Meteorológico: persiste o transporte de umidade e as condições de médios e altos níveis da atmosfera, que devem iniciar novos núcleos de chuva no Estado.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No Domingo (12/10), o tempo instável com chuva permanece com chuva a qualquer hora do dia em todas as regiões, com maior volume esperado para o Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, onde o acumulado deve ser significativo em algumas localidades.

AVISO: Risco de temporal com raios, rajadas fortes de vento e queda de granizo isolado. maior volume esperado para o Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, onde o acumulado deve ser significativo em algumas localidades.

Na Segunda-feira (13/07) a condição de chuva persiste, com maior volume nas regiões próximas à divisa com o RS e fronteira com a Argentina onde o acumulado pode chegar a 90 mm. Nas demais regiões o tempo permanece nublado e com chuva a qualquer hora do dia, com volume mais baixo.

Na terça-feira (14/07),  ainda há previsão de chuva com volumes altos de chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto e Vale do Itajaí, devido a uma frente fria.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos Anteriores:

AVISO 10/07/2015 – 17h51m: Nas próximas 2 horas, risco de granizo em Jaraguá do Sul e cidades adjacentes. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 10/07/2015 – 17h03m: Nas próximas 2 horas, rajadas de vento de 60 a 80 km/h no Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 10/07/2015 – 17h03m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com raios no Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte de SC. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 10/07/2015 – 13h46m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com raios no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte de SC. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 10/07/2015 – 12h42m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com raios no Oeste e Meio-Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 10/07/2015 – 09h25m: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com raios no Extremo Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram