AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 10.08.2017

nowcasting

SEM AVISO

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

MAR AGITADO A GROSSO COM RESSACA NO LITORAL DE SC !

Início: 09/08/2017 às 21:00h

Fim: 13/08/2017 às 12:00h

Região: LITORAL DE SC.

Mar: muito agitado, com altura de onda prevista chegando a 2,0 m, mais altas em áreas mais afastadas da costa. Risco de RESSACA. Condição desfavorável para navegação de pequenas e médias embarcações. Rajadas de vento podendo chegar a 70 km/h no mar, próximo ao Sul de SC.

Sistema:  Vento moderado a forte associado inicialmente a um ciclone no oceano e posteriormente, a partir de sexta-feira, a um sistema de alta pressão..

Publicação: 10/08/2017 – 10:30h – Acompanhar atualizações!

Erikson de Oliveira –  Meteorologista Epagri/Ciram

_________________________________________________________________

MARÉ ALTA PODE PROVOCAR ALAGAMENTOS EM SC !

Nos próximos dias, 10/08 a 13/08, há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno é devido à influência da maré viva (maré de sizígia), vento do quadrante sul e às ondas altas geradas pela presença de um ciclone e um sistema de alta pressão no litoral Sul do Brasil.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais que comumente registram este fenômeno: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Os horários mais prováveis dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela 1 e Litoral on line e Maregrama no site do Ciram: http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2846:alagamentosemsc&catid=69&Itemid=

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: risco a navegação e atividades de pesca.

Ressaca e Alagamentos Costeiros: proteger embarcações e apetrechos de pesca. Atenção para edificações, infraestruturas, vias e áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

MAR AGITADO A GROSSO COM RESSACA NO LITORAL DE SC !

Chuva mais frequente em SC nos próximos dias

Quinta-feira (10/08) – AVISO PARA MAR AGITADO – RESSACA – ALAGAMENTOS COSTEIROS – Acompanhar atualização de boletim!

Tempo: nevoeiros pela manhã no Litoral Norte e Vale do Itajaí e sol com sol e poucas nuvens à tarde em todas as regiões. À noite, aumento de nuvens e chuva fraca no Litoral Sul e Grande Florianópolis devido aos ventos úmidos marítimos.

Temperatura: Baixa pela manhã com rápida elevação, chegando até próximo de 30ºC à tarde no Oeste.

Vento: sudeste e leste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral Sul.

Mar: muito agitado, com altura de onda prevista chegando a 2,0 m, mais altas em áreas mais afastadas da costa. Risco de RESSACA. Condição desfavorável para navegação de pequenas e médias embarcações. Rajadas de vento podendo chegar a 70 km/h no mar, próximo ao Sul de SC.

Sistema: Sistema de alta pressão influenciando SC.

Sexta-feira (11/08) – AVISO PARA MAR AGITADO – RESSACA – ALAGAMENTOS COSTEIROS – Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: Cobertura de nuvens persistente e chuva fraca no Litoral do Estado devido aos ventos marítimos. Nas demais regiões, apenas sol entre nuvens.

Temperatura: Segue baixa pela manhã, com rápida elevação à tarde, exceto no Litoral, onde sofre menor elevação devido à nebulosidade.

Vento: Leste e nordeste moderado, com rajadas.

Sábado (12/08) – ATENÇÃO PARA MAR AGITADO – RESSACA – ALAGAMENTOS COSTEIROS – Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: Variação de nebulosidade em todas as regiões. No Litoral segue a condição para chuva fraca devido aos ventos úmidos do mar.

Temperatura: Amena pela manhã, alta à tarde, com maior elevação no Oeste.

Vento: Nordeste moderado, com rajadas.

Domingo (13/08) – Acompanhar atualizações de boletins!

Tempo: Aumento de nuvens já pela madrugada com chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul já pela manhã, devido a uma frente fria. Nas demais regiões do Estado, chuva a partir da tarde. Atenção para descargas elétricas (raios) e queda de granizo.

Temperatura: Amena, sem grande variação devido à nebulosidade e chuva.

Vento: Nordeste a sudoeste, moderado. Atenção para rajadas fortes associadas à passagem da frente fria.

Segunda-feira (14/08)

Tempo: Muitas nuvens no início do dia, diminuindo a partir da tarde. Sem condição de chuva, devido à chegada de um sistema de alta pressão que deixa o tempo mais seco.

Temperatura: Baixa no início do dia e amena à tarde devido à influência de uma massa de ar mais frio.

Vento: Sudoeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 15 a 24 de agosto de 2017

O período deve ser de chuva mais frequente no Estado. Inicialmente nos dias 16 e 17, pancadas de chuva atingindo o norte de SC. Nos dias seguintes, indicativos de duas frentes frias, nos dias 18 e 21 causando chuva em todas as regiões. Temperatura típica da época do ano, sem indicativo de extremos de frio ou calor.

Erikson de Oliveira – Meteorologista

defesa civil