AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 10.10.2017 – CARJR

nowcasting

ATENÇÃO 10/10/2017 – 19h00min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISOS METEOROLÓGICOS 09/10/2017 – EPAGRI/CIRAM

AVISO 1

TEMPORAIS COM FORTES RAJADAS DE VENTO EM SC !

Início: 10/10/2017 às 09:00h

Fim: 11/10/2017 às 06:00h

Regiões: Todas de Santa Catarina.

Previsão: Pancadas de chuva localmente fortes com risco de temporais isolados, acompanhados de rajadas de vento acima de 60km/h. Pela manhã, essa condição é mais favorável para o Oeste e Norte de SC, regiões de divisa com o Paraná, estendendo-se às demais regiões à tarde e noite.

Sistema: Baixa pressão no Paraguai e elevados índices de umidade do ar.

AVISO 2

CHUVA PERSISTENTE COM ACUMULADOS ELEVADOS NO LITORAL SUL, PLANALTO SUL E ÁREAS DO MEIO OESTE DE SC !

Início: 11/10/2017 às 12:00h

Fim: 13/10/2017 às 23:59h

Regiões: Litoral Sul, Planalto Sul e áreas do Meio-Oeste próximas à divisa com o RS.

Previsão: Chuva persistente, acumulando elevados totais, com pontuais superando os 100 mm no período.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) e elevados índices de umidade do ar.

Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues –  Meteorologistas Epagri/Ciram

____________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Semana de chuva frequente em SC

Atenção para altos acumulados de chuva nas regiões de divisa com o RS entre quarta e sexta-feira (ver Avisos Meteorológicos).

Terça-feira (10/10) – AVISO PARA TEMPORAIS LOCALIZADOS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS FORTES DE VENTO) – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: chuva com raios no Oeste e Norte de SC, estendendo-se para as demais regiões no decorrer do dia. Risco de temporais isolados no Estado.

Temperatura: mais elevada no litoral, especialmente Litoral Sul.

Vento: noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas a temporais.

Sistema: cavado em superfície associado à baixa pressão no Paraguai, com elevados índices de calor e umidade do ar direcionados para SC.

Quarta-feira (11/10) – AVISO PARA TEMPORAIS LOCALIZADOS – ACUMULADOS ELEVADOS DE CHUVA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: No Oeste, pancadas de chuva mais isolada com aberturas de sol. No Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, chuva mais persistente. Nas demais regiões, pancadas de chuva à tarde e noite.

Temperatura: mais elevada no Oeste e Norte.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: extensa área de baixa pressão influencia o Sul do Brasil, com elevados índices de calor e umidade do ar direcionados para SC.

Quinta-feira (12/10) – ATENÇÃO PARA ACUMULADOS ELEVADOS DE CHUVA – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: Do Oeste ao Sul, chuva mais persistente. Nas demais regiões, pancadas de chuva à tarde e noite.

Temperatura: mais elevada no Norte.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Sexta-feira (13/10) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: Do Oeste ao Sul e Grande Florianópolis, chuva mais persistente. Nas demais regiões, chuva no decorrer do dia.

Temperatura: mais elevada no Norte.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

Sábado (14/10) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: No Planalto Norte e Litoral Norte, chuva mais persistente. Nas demais regiões, chuva melhorando no decorrer do dia.

Temperatura: diminui no final do dia.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas.

TENDÊNCIA de 15 a 24 de outubro de 2017

Maiores chances de aberturas de sol no início do período, e maiores condições de chuva no final do período. A partir do dia 19/10, a chuva volta a ser frequente em SC, acumulando elevados volumes.

Laura Rodrigues – Meteorologista Epagri/Ciram

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção