AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 11.04.2016

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Chuva persistente com totais elevados no Litoral de SC !

No período noturno desta segunda-feira (11/04), chuva persistente no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com acumulado previsto em torno de 30 mm.

Na terça-feira (12/04), chuva persistente no Litoral com total previsto em torno de 50 mm a 70 mm em 24 horas. Entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul, total previsto de 80 mm a 100 mm, que pode ser superado em algumas localidades.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Permanece o tempo chuvoso no litoral de SC !

Segunda-feira (11/04) – AVISO

Tempo: céu encoberto com chuva do Planalto ao Litoral. No Oeste e Meio-Oeste, aberturas de sol com pancadas de chuva à tarde e noite. A chuva deve ser mais intensa especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Sul, com totais acumulados significativos. (Ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: amena em todas as regiões.

Vento: de sudeste a leste com rajadas mais intensas do planalto ao litoral; de sudeste passando a noroeste no interior.

Sistema: Baixa pressão no litoral de SC. Baixa pressão no Paraguai. Alta pressão no mar favorecendo o transporte de umidade para o litoral de SC.

Terça-feira (12/04) – AVISO

Tempo: céu encoberto com chuva no Litoral. Nas demais regiões, o tempo melhora com aberturas de sol e chance de pancadas de chuva isolada à tarde. Permanece a condição de chuva mais intensa entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul, com totais acumulados significativos. (Ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: mais baixa no litoral, em elevação no interior.

Vento: nordeste a norte no interior; de sudeste a leste com rajadas mais intensas no litoral.

Sistema: Baixa pressão no Paraguai. Alta pressão no mar favorecendo o transporte de umidade para o litoral de SC.

Quarta e quinta-feira (13 e 14/04) – OBSERVAÇÃO

Tempo: O tempo melhora no Litoral e o sol aparece em todo o Estado.  Pancadas de chuva localizada à tarde e noite, principalmente no norte de SC, devido à atuação de áreas de baixa pressão no Paraná.

Temperatura: em elevação em todas as regiões.

Vento: nordeste e norte, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (15/04)

Tempo: Predomínio de sol em SC, com poucas chances de chuva, devido à atuação de sistema de alta pressão no Sul do Brasil.

Temperatura: em rápida elevação no decorrer do dia.

Vento: noroeste a norte, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 16 a 25 de abril de 2016

Nos dias 16 e 17, permanece a condição de tempo mais seco em SC, com sol e calor. A partir do dia 18, inicia-se um período de chuva mais frequente em todas as regiões do Estado, com a passagem de frentes frias e atuação de baixas pressões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil