AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 11.07.2015

Atenção 19hs: Pancadas de chuva com raios no Oeste de SC nas próximas 3 horas. Fonte Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO – PREVISÃO DE CHUVA INTENSA E TEMPORAIS EM SC PARA OS PRÓXIMOS DIAS !

Fonte: Epagri/Ciram

Manhã de sábado (11/07) com nebulosidade variável, algumas aberturas de sol e chuva ocasional em SC. No período da tarde e noite a chuva retorna a maioria das regiões, moderada a forte com risco de temporal associado a rajadas fortes de vento e granizo isolado, especialmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte.

Para o domingo (12/07) persiste a condição de chuva em SC, podendo ser mais intensa e volumosa com temporais no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte.

A próxima semana (13 a 15/07), há previsão de valores expressivos de chuva em SC, com pontuais acima de 100 mm (próximo ao esperado para o mês inteiro de julho) em todo o Estadoacima de 200 mm (o dobro do esperado para julho) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Planalto Norte, sendo terça-feira (14/07) o dia com chuva mais intensa em todo o Estado.

Índices altos de instabilidade mantém a condição de temporais com vendaval e queda de granizo isolado na próxima semana. Risco de alagamentos e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis do Estado, devido ao solo que estará encharcado, especialmente na terça e quarta-feira (14 e 15/07).

Acompanhe constantemente as atualizações de boletins !

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal 199  ou o Corpo de Bombeiros 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Sábado (11/07): Manhã com nebulosidade variável, algumas aberturas de sol e chuva ocasional em SC. No período da tarde e noite a chuva retorna a maioria das regiões, moderada a forte em alguns momentos especialmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, onde está previsto o maior acumulado de chuva (20 a 40 mm).

AVISO: Risco de descargas elétricas, rajadas de vento, granizo isolado e temporais com pontuais elevados de chuva, principalmente do Oeste ao Norte do Estado.

Sistema Meteorológico: o transporte de umidade e as condições de médios e altos níveis da atmosfera mantém o canal de instabilidade em SC.

11.07.2015 T Realcada

Imagem Satélite GOES-13 T Realçada 11.07.2015 09h00m

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Domingo (12/07): O tempo continua instável com chuva a qualquer hora do dia em SC, podendo ser mais intensa e volumosa no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, com acumulado significativo em algumas localidades (40 a 60 mm).

AVISO: Risco de descargas elétricas (raios), rajadas de vento, granizo isolado e temporais com pontuais elevados de chuva, especialmente do Oeste ao Planalto de SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na segunda-feira (13/07) a condição de chuva persiste em SC, mais intensa e volumosa no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, especialmente nas áreas mais próximas ao RS, onde o acumulado pode chegar a 90 mm, devido a chegada de uma frente fria. Para as demais regiões a previsão é de acumulados de 10 a 20 mm em média.

Na terça-feira (14/07) a chuva continua e pode ser intensa em todo o Estado, com pontuais próximos de 100 mm na maioria das regiões.

Na quarta-feira (15/07) a chuva diminui no Oeste, mas permanece com intensidade moderada a forte no restante do Estado.

AVISO para o período (13 a 15/07): Muita instabilidade com descargas elétricas (raios), rajadas de vento, granizo isolado e temporais com pontuais elevados de chuva. Risco de alagamentos e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis do Estado.

Acompanhe  constantemente as atualizações de boletins !

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta