AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 11.09.2015

 

AVISO METEOROLÓGICO – Vento forte de sul – Mar agitado no Litoral – Declínio acentuado de temperatura em SCFonte: Epagri/Ciram

No decorrer da sexta-feira (11/09), uma intensa massa de ar frio avança por Santa Catarina, provocando rajadas fortes de vento sul de 50 a 70 km/h, principalmente no Planalto Sul e Litoral. Essa condição deixa o mar agitado no Litoral de SC, com ondas que podem superar 3,0 m, com risco para navegação de pequenas e médias embarcações. Declínio acentuado de temperatura, deixando o fim de semana gelado no Estado.

Na madrugada de sábado (12/09), pode ser registrada uma das menores temperaturas do ano. O Planalto Sul deve ser a região com temperatura mais baixa, podendo chegar a -5ºC. No Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte e áreas altas do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, a temperatura deve ficar próxima de 0ºC. No Litoral a mínima deve ficar próxima de 7ºC. Há previsão de geada moderada a forte em cidades do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e áreas altas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Serrana e Litoral Sul. Durante o sábado o mar ainda fica agitado com ondas menores, variando de 1,5 a 2,5 m.

No domingo (13/09), a temperatura permanece baixa na madrugada e manhã em todas as regiões, ainda com risco de geadanas áreas altas, porém menos intensa do que no sábado. 

OBSERVAÇÃO – Maré Alta com Risco de Alagamento na Costa Catarinense nos próximos dias. Fonte: Epagri/Ciram

 Nos próximos dias  (11 a 13/09), teremos a ocorrência de maré alta, com risco de alagamentos nas partes baixas das cidades litorâneas de Santa Catarina. A maré alta resulta da atuação persistente deventosdoquadrante Sul e Sudeste (S/SE), em função de um sistema de alta pressão posicionado no oceano na altura do Litoral da região Sul do Brasil, aliados a ocorrência de marés de sizígia, provocando o empilhamento das águas do mar nas áreas mais próximo das praias.

Recomendações da Defesa Civil SC:

 Ventos fortes: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações e atvidades de pesca.

Frio intenso: Cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. Atenção também com animais domésticos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Sexta-feira (11/09): Nebulosidade variável com aberturas de sol e chuviscos isolados em SC. No final da tarde e à noite, condições de chuva fraca no Planalto Norte e Litoral Norte. Temperatura em declínio, mais acentuado a partir da tarde, a mínima de hoje ocorrerá à noite.

AVISO: Rajadas de vento de 50 a 70 km/h, mais intensas no Planalto Sul e Litoral. Mar agitado, com picos de onda acima de 3,0 m no período da tarde e noite, com risco para pequenas e médias embarcações.

Sistema Meteorológico: Sistema de alta pressão (massa de ar frio) avança pelo Sul do Brasil.

11.09.2015 Visivel 

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (12/09): Tempo estável e frio, com sol e poucas nuvens em Santa Catarina. Temperatura baixa na madrugada e amanhecer.

AVISO: Temperatura negativa no Planalto Sul, chegando a -5ºC. Nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, temperatura próxima de 0ºC. No Litoral, temperatura de 5ºC a 7ºC. Previsão de geada moderada a forte e de forma ampla nas áreas altas do Estado, com risco para as culturas agrícolas em brotação e florescimento.

Sistema Meteorológico: Sistema de alta pressão (massa de ar frio) no Sul do Brasil.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Domingo (13/09): Sol com aumento de nuvens em SC e condições de chuva fraca no Litoral, especialmente no fim do dia, devido a circulação marítima. ATENÇÃO: Temperatura baixa ainda na madrugada e amanhecer, porém com frio menos intenso do que no sábado. Condições de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

Segunda-feira (14/09): Sol com algumas nuvens e temperatura em elevação. Sem Aviso.

Terça-feira (15/09): Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite, devido a proximidade de um sistema de baixa pressão. OBSERVAÇÃO: Risco de descarga elétrica (raios) e temporal isolado no Oeste de SC.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil