AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 11.11.2015

 

ATENÇÃO 11/11/2015 – 17h35m: Pancadas de chuva isolada com descaga elétrica no Planalto Norte de SC nas próximas 2horas. Fonte Epagri-Ciram

AVISO 11/11/2015 – 14h30m: Risco de granizo na próxima hora em Águas Mornas e cidades vizinhas. Fonte. Epagri-Ciram.

 

ATENÇÃO 11/11/2015 – 11h47m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) e rajadas de vento de 60 a 70 km/h no Oeste e Meio Oeste de SC. (EPAGRI/CIRAM)

 

AVISO METEOROLÓGICO –  11/11/2015 (Epagri/Ciram)

 Quarta-feira de sol, calor e pancadas de chuva com risco de temporais típicos de primavera em SC 

 Nesta quarta-feira (11/11) ocorrem pancadas de chuva a partir da manhã no Oeste e Meio Oeste, e nas demais regiões a partir da tarde. O acumulado de chuva previsto varia entre 10 e 20 mm em média, porém podem ocorrer pontuais localizados de 70 a 80 mm no Oeste e Meio Oeste. Risco de temporais com chuva forte e granizo isolado.

 Acompanhe os próximos boletins, a primavera é uma estação com mudanças bruscas no tempo. Fique atento as recomendações da Defesa Civil ! 

 Recomendações da Defesa Civil SC:

 Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (Epagri-Ciram)

 

Quarta-feira (11/11):

Tempo: Predomínio de nuvens e pancadas de chuva a partir da manhã no Oeste e Meio Oeste, e nas demais regiões a partir da tarde. Risco de temporais com chuva forte e granizo isolado. 

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado, diminuindo no fim do dia.

Vento: nordeste/noroeste, passando a sudoeste/sul, fraco a moderado, com rajadas.

Sistema: formação de um SCM (Sistema Convectivo de Mesoescala) entre o Paraguai e oeste da região Sul, com deslocamento pelo oeste de SC. Transporte de umidade do norte do Brasil para o oeste da região Sul.

11.11.2015 Realcada

Quinta-feira (12/11):

Tempo: O sol volta a aparecer entre nuvens na maioria das regiões. Porém, no período da tarde e noite retornam as pancadas isoladas de chuva do Oeste ao Planalto. No Litoral, condições de chuva isolada principalmente à noite. 

Temperatura: Temperatura em elevação.

Vento: sudoeste a nordeste do Oeste ao Litoral Sul e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado.

Sexta-feira (13/11):

Tempo: Tempo instável com chuva e descarga elétrica no decorrer do dia em todas as regiões de SC, com risco de chuva mais intensa do Oeste ao Litoral Sul, especialmente nas áreas mais próximas ao RS. Risco de temporais isolados.

Temperatura: temperatura elevada.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (14/11):

Tempo: Tempo instável com pancadas de chuva e descarga elétrica no Oeste a qualquer hora do dia, atingindo o Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte entre a tarde e noite. Nas demais regiões, variação de nuvens com aberturas de sol.

Temperatura: temperatura elevada.

Vento: nordeste a sudoeste, fraco.

TENDÊNCIA de 15 a 25 de novembro de 2015

Este será um período menos chuvoso em Santa Catarina, com totais de precipitação menores em relação aos elevados totais ocorridos no mês de outubro. Entre os dias 15 e 17, a chuva concentra-se especialmente no Oeste e Sul de SC. Próximo ao dia 20 e 21, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva e temporais isolados em todas as regiões. A temperatura fica mais elevada no período.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Secretaria de Estado da Defesa Civil
Diretoria de Prevenção 
Gerência de Monitoramento e Alerta

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO 11/11/2015 – 10h16m: Na próxima hora, rajadas de vento de 60 a 80 km/h no Oeste de SC. (EPAGRI/CIRAM)