AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 11/12/2017 – EG

nowcasting

OBSERVAÇÃO – 11/12/2017 – 16h57min – Vento sul/sudeste intenso e persistente, com velocidade média de 25 a 30 km/h e rajadas de 50 a 60 km/h em todo o litoral de SC nas próximas 2h (Epagri/Ciram).

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

AVISO MARÍTIMO – EPAGRI/CIRAM

Risco de vento forte e ressaca no Litoral de SC

Início: 10/12/2017 às 22:00h

Fim: 11/12/2017 às 23:00h

Neste domingo (10/12) e segunda-feira (11/12) há risco de ressaca e vento forte no Litoral de SC devido ao vento predominante de sul com rajadas de 50 a 60 km/h, associado a passagem de uma Frente Fria,pelo oceano e a chegada de uma Alta Pressão no sul do Brasil. A ressaca será provocada por ondas com altura entre 1,5 e 2,5 m próximo a costa, vindas de sul a sudeste.

Clóvis Corrêa – Meteorologista EPAGRI/CIRAM

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Mar agitado: Perigo à navegação e à atividades de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Segunda-feira (11/12) – AVISO PARA MAR AGITADO E RISCO DE RESSACA

Tempo: predomínio de sol e tempo seco em todo o Estado.

Temperatura: diminui em relação ao dia anterior, com máximas em torno de 30ºC.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Mar: Agitado com ondas de Sudeste a Sul de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m.

Sistema: massa de ar seco (alta pressão) no Sul do Brasil.

Terça e Quarta-feira (12 e 13/12)

Tempo: segue o predomínio de sol e tempo seco em todo o Estado.

Temperatura: máxima em gradativa elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar seco (alta pressão) afastando-se gradativamente do Sul do Brasil.

Quinta-feira (14/12) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: sol com aumento de nuvens em todas as regiões, principalmente no oeste. No final do dia, condição de chuva localizada no sul no Estado, devido à aproximação de uma frente fria na divisa de SC com o RS.

Temperatura: bem elevada, com máximas acima de 30ºC.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (15/12) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: sol e muitas nuvens em SC, com o deslocamento de uma frente fria no litoral. No Litoral Sul, condição de chuva no início e fim do dia. No Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, chuva no final do dia. Até o momento, não há indicativo de chuva significativa nesse dia.

Temperatura: bem elevada, com máximas acima de 30ºC.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 16 a 25 de dezembro de 2017

Nesse período a chuva volta a ser frequente em Santa Catarina, especialmente a partir do dia 19/12, ocorrendo na forma de pancadas, entre o período da tarde e noite, com sensação de abafamento e características típicas de verão.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Anteriores:

OBSERVAÇÃO – 11/12/2017 – 14h35min –  Vento sul/sudeste intenso e persistente, com velocidade média de 30 km/h e rajadas de 50 km/h em todo o litoral de SC nas próximas 2h (Epagri/Ciram).