Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 12.01.2015

AVISO: Nos próximos dias a temperatura permanece elevada em Santa Catarina, devido à atuação de uma intensa massa de ar quente e úmido vinda do norte do País. As temperaturas se elevam no decorrer das manhãs e tardes, com sensação de ar abafado. A radiação solar também contribui para a rápida elevação da temperatura, pois atinge níveis altos esta época do ano. Desta forma, atenção deve sempre ser dada para evitar períodos prolongados de exposição ao sol nos horários próximos ao meio dia (período no qual a radiação solar é máxima). Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO: Segunda (12), entre a tarde e a noite, persiste o risco de pancadas de chuva isoladas por vezes localmente fortes, descargas elétricas (raios), rajadas de vento possibilidade de granizo de forma isolada em todas as regiões de SC. Fonte: Epagri/Ciram

Veja as recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Onda de Calor/Temperatura Ambiente Elevada: 

Faça: Use ar condicionado ou permaneça em locais com ambiente climatizado; Use ventiladores portáteis para ventilar ambientes (somente para temperaturas abaixo de 32 graus); Procure manter os ambientes com temperaturas mais baixas do que 32 graus, especialmente naqueles com idosos ou com condições crônicas de saúde; Tome banho com temperatura amena; Minimize exposições diretas ao sol; Hidrate-se, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos; Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão tais como frutas e saladas; Vista roupas folgadas e de cores mais claras; Tenha cuidados especiais com mais idosos, doentes ou pessoas frágeis que possam precisar de ajuda para responder ao calor.

Não faça: Direcionar ventiladores portáteis para si quando a temperatura no ambiente estiverer acima de 32 graus; Deixar crianças e animais sozinhos em veículos durante qualquer período de tempo; Beber álcool para manter fresco; Comer alimentos quentes, pesados ou de difícil digestão; Vestir roupas pesadas e escuras.

Exposição a Radiação Ultravioleta: Para a prevenção não só do câncer de pele como também das outras lesões provocadas pelos raios UV é necessário evitar a exposição ao sol sem proteção. É preciso incentivar o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares fator mínimo SPF 30+ a cada duas horas (mesmo em dias nublados e após nadar ou suar) durante qualquer atividade ao ar livre e evitar a exposição em horários em que os raios ultravioleta são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas. Grandes altitudes requerem cuidados extras. A cada 300 metros de altitude, aproximadamente, aumenta em 4% a intensidade da vermelhidão produzida na pele pela luz ultravioleta. A areia branca e as superfícies pintadas de branco são refletoras dos raios solares. Portanto, nessas condições, os cuidados devem ser redobrados. Fonte: INCA/Ministério da Saúde.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Segunda-feira (12/01): Início do dia presença de sol com algumas nuvens, em todas as regiões catarinense. Entre a tarde e início da noite, aumento de nebulosidade e condições de pancadas de chuva em SC, podendo ser fortes por alguns momentos.

ATENÇÃO: entre a tarde e a noite, risco de pancadas de chuva isoladas por vezes localmente fortes, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e possibilidade de granizo de forma isolada em todas as regiões de SC. Fonte: Epagri/Ciram 

Sistema meteorológico: sistema de baixa pressão na região do Paraguai e no Oeste Catarinense.

12.01.2015 Colorida

Imagem Satélite GOES-13 Colorida BM 20150112_10:00 GMT

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (13/01): Pela manhã, sol com algumas nuvens. Entre a tarde e a noite, persiste a condição de pancadas de chuva em todas as regiões do Estado.

ATENÇÃO: entre a tarde e a noite, risco de pancadas de chuva isoladas por vezes localmente fortes, descargas elétricas (raios) e rajadas de vento em todas as regiões de SC.

Sistema meteorológico: sistema de baixa pressão entre a Argentina e Oeste de SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quarta (14), quinta (15) e sexta-feira (16/01), se mantém o forte calor e o tempo instável no período da tarde e noite, com condição de chuva no período da tarde e início da noite.

ATENÇÃO: período com risco de temporais isolados com descargas elétricas (raios), rajadas fortes de vento e granizo de forma isolada em todas as regiões de SC.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil