AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 12.04.2016

 

0002---BANNER-SITE-DEFESA-CIVIL---STATUS-854x129 AVISO 1

ATUALIZAÇÃO DE AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Chuva no Litoral de SC !

Nesta terça-feira (12/04), nebulosidade com chuva persistente no Litoral de SC, com total previsto em torno de 20 mm a 40 mm em 24 horas. Para a Grande Florianópolis e o Litoral Sul são previstos volumes mais elevados, entre 60 e 70 mm, que pode ser superado em algumas localidades.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

   AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

Mais nuvens e chuva no Litoral de SC

Terça-feira (12/04) – AVISO 

Tempo: céu encoberto com chuva no Litoral de SC. Nas demais regiões a nebulosidade alterna com aberturas de sol e com pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite. Permanece a condição de chuva mais intensa entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul, com totais acumulados significativos. Ver Aviso Meteorológico. 

Temperatura: em elevação gradativa devido à nebulosidade, mais elevada no Oeste. 

Vento: leste, com variações de nordeste do Oeste ao Planalto, com intensidade fraca a moderada e rajadas no Litoral. 

Sistema: Alta pressão no mar, na altura do Uruguai, mantendo o vento leste e favorecendo o transporte de umidade para o litoral de SC. 

 

Quarta-feira (13/04) – OBSERVAÇÃO 

Tempo: Aberturas de sol na maior parte de SC, com mais nebulosidade e chuva por alguns momentos no início e fim do dia, principalmente no Litoral Sul. 

Temperatura: em elevação em todas as regiões. 

Vento: nordeste com variações de noroeste no Oeste e Meio Oeste, e de nordeste com variações de norte no Litoral, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul. 

Sistema: Alta pressão no mar e intensificação de áreas de baixa pressão no RS. 

 

Quinta-feira (14/04) 

Tempo: Pela manhã mais nuvens e chuva em todas as regiões de SC, mais firme com sol no decorrer do dia. 

Temperatura: em elevação em todas as regiões. 

Vento: nordeste e norte, fraco a moderado com rajadas.

  

Sexta-feira e sábado (15 e 16/04) 

Tempo: Sol e calor em SC, com nevoeiros ao amanhecer e pouca chance de chuva, devido à atuação de sistema de alta pressão no Sul do Brasil. 

Temperatura: em rápida elevação no decorrer do dia. 

Vento: noroeste e norte, fraco a moderado com rajadas. 

 

TENDÊNCIA de 17 a 26 de abril de 2016 

No dia 17/04 permanece a condição de sol e calor em SC. A partir do dia 18/04 retorna a condição de chuva mais frequente em todas as regiões do Estado, com a passagem de frentes frias e atuação de áreas de baixa pressão.

  

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.   

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO – 14/04/2016 14h03m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios), nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, na divisa com o PR. (EPAGRI/CIRAM)