AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 12.11.2015

 

OBSERVAÇÃO 12/11/2015 – 16h40m: Pancadas de chuva isolada com descarga elétrica no Planalto Norte nas Próximas 3 horas. Fonte Epagri-Ciram

OBSERVAÇÃO 12/11/2015 – 14h35m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva isolada com descargas elétricas (raios), no Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. (EPAGRI/CIRAM)

AVISO METEOROLÓGICO –  12/11/2015 (Epagri/Ciram)

Sexta-feira com temporais em Santa Catarina

Na sexta-feira (13/11), chuva para todas as regiões de SC, especialmente nos períodos da tarde e noite. No Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, os totais diários que podem chegar a 50 e 60 mm. Maior risco de temporais, com intensas rajadas de vento e granizo isolado para estas regiões.

Temporais são acompanhados de chuva forte e intensas rajadas de vento.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (Epagri-Ciram) 

Quinta-feira (12/11):

Tempo: Muitas nuvens com aberturas de sol em curtos períodos. No período da tarde e noite, pancadas isoladas de chuva, especialmente nas regiões do Oeste ao Planalto. 

Temperatura: mais elevada no Oeste.

Vento: fraco a moderado, de sul a sudeste do Planalto ao Litoral, de sudeste a nordeste no Oeste e Meio Oeste.

Sistema: Áreas de baixa pressão no norte da Argentina, Paraguai e oeste do RS e de SC. Alta pressão no mar, litoral Sul do Brasil. Jato subtropical no Sul do Brasil.
12.11.2015 Visivel

Imagem Satélite GOES-13 Visível 12.11.2015 – 09hs

Sexta-feira (13/11):

Tempo: O sol aparece principalmente no período da manhã. Pancadas de chuva e descarga elétrica em todas as regiões especialmente nos períodos da tarde e noite. Do Oeste ao Litoral Sul, chuva mais intensa e maior risco de temporais isolados. (Veja Aviso Meteorológico)

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a sudeste, moderado com rajadas.

Sistema: Áreas de baixa pressão e jato subtropical no Sul do Brasil.

Sábado (14/11):

Tempo: Melhora em todas as regiões com predomínio de sol e sem chuva. A nebulosidade aumenta no decorrer do dia no Oeste e Norte do Estado.

Temperatura: em ligeiro declínio.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas do Planalto ao Litoral.

Domingo (15/11):

Tempo: Sol com aumento da nebulosidade no decorrer do dia em todas as regiões. No Oeste e Norte do Estado, pancadas de chuva à tarde e noite, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná.

Temperatura: mais baixa no Litoral.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (16/11):

Tempo: Predomínio de sol em todo o Estado. No Oeste e Meio Oeste, pancadas de chuva isolada, típicas de verão, nos períodos da tarde e noite.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral.

TENDÊNCIA de 17 a 27 de novembro de 2015

No início do período, a temperatura fica mais elevada e as chuvas mais concentradas no Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina, com pancadas de chuva especialmente à tarde e noite. Entre os dias 20 e 22, uma frente fria passa pelo Estado, provocando chuva e temporais isolados em todas as regiões. A partir do dia 23, tempo mais seco com poucas chances de chuva em SC. 

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Secretaria de Estado da Defesa Civil
Diretoria de Prevenção 
Gerência de Monitoramento e Alerta