Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 13.02.2016

aviso

Neste domingo (14) a passagem de uma frente fria por Santa Catarina, deixa o tempo instável com chuva de moderada a forte na maioria das regiões catarinenses ao longo do dia. Há risco de ventania acima de 60 km/h e queda de granizo em pontos isolados.

O acumulado previsto varia de 20 a 40 mm em média no Estado, com pontuais que podem chegar a 60 mm ou até mesmo ultrapassar este valor.

Na segunda-feira, a chuva de intensidade moderada a forte persiste no Planalto Norte e principalmente no Litoral Norte do Estado ao longo do período.

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Sábado (13/02) – ATENÇÃO

Presença de sol com algumas nuvens em SC. No período da tarde e noite, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva, especialmente do Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí. 

Temperatura: elevada em todas as regiões, mais alta no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.
Vento: nordeste, fraco a moderado.

Domingo (14/02) – AVISO

Do Oeste ao Litoral Sul, encoberto com chuva no decorrer do dia. Nas demais regiões, aberturas de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite. Risco de temporal localizado no Estado.

Temperatura: elevada com sensação de ar bastante abafado.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Segunda e Terça-feira (15 e 16/02) – AVISO

Tempo mais instável com predomínio de nuvens e pancadas de chuva em alguns momentos do dia no Litoral e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, maiores aberturas de sol e pancadas de chuva especialmente a partir da tarde. 

Temperatura: elevada.
Vento: nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 17 a 27 de fevereiro de 2016

Boa parte do período deve ser marcado por dias quentes com presença de sol e pouca chuva, que deve ocorrer em forma de pancadas localizadas e passageiras, típicas de verão. Entre os dias 22 e 24/02 há indicativos de acumulados mais significativos de chuva em Santa Catarina.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil